Vagas abertas para o Grupo de Estudo Pele Negra, Máscaras Brancas: Estudos Raciais e Decoloniais para a Psicologia

Inscrições serão feitas on-line até às 23h55 da próxima sexta-feira (23).

21/02/2024 12:00 pm - Atualizado em 21/02/2024 10:14 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Psicologia da Unileão está divulgando a abertura de 15 vagas para o grupo de estudo “Pele Negra, Máscaras Brancas: Estudos Raciais e Decoloniais para a Psicologia”. Com início previsto para o dia 28 de fevereiro, os encontros acontecerão de forma presencial nas quartas-feiras, de 14h30 às 17h, no campus Lagoa Seca. As inscrições serão feitas on-line até às 23h55 da próxima sexta-feira (23).

Para participar do grupo, o(a) estudante precisa ter cursado a disciplina “Teorias Psicológicas: Psicanálise”. A seleção dos participantes será feita pela ordem de inscrição, portanto, os 15 primeiros inscritos garantirão suas vagas. O resultado final será divulgado no dia 24. Ao todo, serão 7 encontros.

Inscreva-se aqui!

Com coordenação da professora Moema Alves, os encontros serão facilitados pelo discente Victor Cardoso, do 6° semestre do curso. Além disso, haverá certificação complementar de 30h.

Sobre o grupo

O grupo de estudos se concentrará na obra “Pele Negra, Máscaras Brancas” de Frantz Fanon, um psiquiatra e psicanalista martinicano. Nela, Fanon analisa a condição dos negros colonizados em sociedades dominadas pelo colonialismo. Ele explora como essas pessoas são influenciadas a adotar a visão de mundo colonial, resultando em adoecimento mental. O grupo buscará entender e discutir essas questões, explorando as complexidades das dinâmicas raciais e coloniais na Psicologia e na sociedade em geral.

Serviço

Grupo de Estudo “Pele Negra, Máscaras Brancas: Estudos Raciais e Decoloniais para a Psicologia

Inscrições: 21 a 23 de fevereiro

Processo: preenchimento de formulário

Resultado: 24 de fevereiro

Coordenação: Profª. Moema Alves

Facilitador: Victor Cardoso, estudante do 6º semestre

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.