V Encontro de Psicanálise do Cariri vai refletir sobre os trabalhos do luto

Com o tema “Os trabalhos do luto: clínica e cultura”, evento é oportunidade para aprofundar conhecimentos e contribuir para o saber psicanalítico na região.

26/02/2024 13:44 pm - Atualizado em 21/03/2024 09:18 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A quinta edição do Encontro de Psicanálise do Cariri, promovido pelo curso de Psicologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), discutirá as interfaces clínicas e culturais presentes na elaboração da experiência de luto.

Marcado para o dia 17 de maio, no auditório do Bloco E, do campus Lagoa Seca, o Encontro reunirá psicanalistas, psicólogos(as) e estudantes universitários interessados em questões pertinentes à clínica psicanalítica e seus desdobramentos teóricos. Além disso, apresentará as atuais discussões do campo psicanalítico e suas contribuições à sociedade, promovendo o aperfeiçoamento da formação profissional dos estudantes de graduação e pós-graduação, assim como dos profissionais da região do Cariri.

Os interessados podem se inscrever no evento até o dia 16 de maio clicando neste link. Os valores estão distribuídos da seguinte forma:

• R$ 84,00 para profissionais;
  • R$ 42,00 para estudantes Unileão;
  • R$ 63,00 para egressos Unileão e estudantes de outras IES.

Os pagamentos acima podem ser feitos via Pix ou cartão de crédito.

Inscreva-se e garanta o seu lugar!

Comissão Organizadora

Alunos regularmente matriculados no curso de Psicologia da Unileão também têm a oportunidade de se candidatar para participar da Comissão Organizadora do Encontro. As solicitações poderão ser encaminhadas entre os dias 26 de fevereiro e 4 de março, através do e-mail: [email protected] acompanhadas de uma carta justificando o interesse na participação.

Saiba o que é preciso para compor a Comissão Organizadora!

Apresentação de trabalhos acadêmicos

Estudantes de graduação e pós-graduação da Unileão e de instituições parceiras poderão ainda compartilhar trabalhos e pesquisas acadêmicas nos seguintes formatos:

• revisões de literatura;
  • relatos de experiências; e
  • análises de produções artísticas e culturais.

Confira o edital para a submissão de trabalhos!

Programação

A programação terá mesas redondas e conferências, além de apresentações artísticas, considerando sua importância em relação ao saber psicanalítico. Confira os detalhes abaixo.

8h30 – Abertura (Comissão Organizadora)

9h – Palestra de abertura: Luto, clínica e cultura

Anderson Barbosa

(Psicanalista, professor da UNINASSAU e doutorando pela UNICAP)

Debatedora: Maria Aparecida Trindade (Mestre em psicologia social – UFPB e docente da Unileão)

10h30 – Apresentação cultural: Larissa Linard

10h45 – Mesa redonda

A cena teatral como performatização do luto

Prof. Dr. Alexandre Nunes (UFCA)

Olhar: o objeto perdido da fotografia

Prof. Dr. Cristóvão Teixeira (URCA)

12h – Intervalo

14h – Apresentação de trabalhos

17h30 – Mesa redonda

Um silêncio que grita: questões acerca da melancolia

Luciana Coelho (Psicanalista e escritora)

A psicanálise está à altura de seu tempo? Sintoma, laço social e luto na contemporaneidade

Engrid Vasques (Psicanalista e psicóloga educacional)

19h – Apresentação cultural: Alex Figueirêdo

19h15min – Palestra de encerramento

Há um final de análise: do luto à causa do desejo

Rafael Lobato (Psicanalista. Membro da Escola Letra Freudiana – RJ)

Debatedor: Raul Max Lucas da Costa (Psicanalista, membro do Aleph – Escola de Psicanálise – MG. Doutor em Psicologia e docente da Unileão)

20h30 – Encerramento (Comissão Organizadora)

Evento: V Encontro de Psicanálise do Cariri

Data: 17 de maio de 2024

Local: Auditório do Bloco E, do Campus Lagoa Seca da Unileão

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.