(88)99216-3040

SAMU e LASP realizam curso de trauma no atendimento pré-hospitalar na Unileão

Momento aconteceu na última terça-feira (27), no campus Saúde da Instituição.

29/02/2024 09:31 am - Atualizado em 29/02/2024 09:41 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Na última terça-feira (27), o campus Saúde do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) sediou o curso prático de trauma no atendimento pré-hospitalar, uma iniciativa promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) em parceria com a Liga Acadêmica de Suporte Básico de Vida (LASP) do curso de Enfermagem da Unileão, sob a coordenação da preceptora Shura do Prado Farias Borges, discente do Mestrado em Ensino em Saúde da Unileão, enfermeira especialista em urgência e emergência e enfermeira da intervenção do SAMU.

No âmbito do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU 192) no Ceará, encontra-se o Núcleo de Educação em Urgências (NEU), que tem como um de seus objetivos promover capacitações periódicas para os profissionais da área.

SAMU e LASP: uma parceria de sucesso

O enfermeiro Hiago Feitosa, integrante do NEU, destaca: “Realizamos, na Unileão, um curso prático de trauma no atendimento pré-hospitalar. Inicialmente, os profissionais participaram de uma parte teórica, seguida pela aplicação prática do conhecimento adquirido. O treinamento é destinado a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de veículos de emergência, proporcionando aos participantes a oportunidade de praticar e aprimorar habilidades básicas no atendimento pré-hospitalar”.

De acordo com Feitosa, o NEU estabelece parcerias com diversas ligas acadêmicas, incluindo a LASP, do curso de Enfermagem da Unileão. “Ao perceber a importância de proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar na prática o conhecimento adquirido além dos limites da Unileão, pensamos na viabilidade de trazer o SAMU para dentro da Instituição. Além disso, buscamos proporcionar essa oportunidade aos nossos alunos da LASP, especialmente aqueles interessados na área de urgência e emergência”, destaca a preceptora Shura do Prado, assegurando que todos os participantes da LASP tiveram a chance de participar desse momento.

Feitosa enfatiza que momentos como esse aproximam o serviço do SAMU das instituições de ensino. “Esse é um dos nossos objetivos: estabelecer essa aproximação do serviço de saúde principalmente com as instituições de ensino superior”, conclui.

Confira alguns registros:

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.


COMPARTILHE: