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Pesquisa em destaque: Docentes de Biomedicina da Unileão publicam mais de 40 trabalhos científicos em 2023

Os docentes produziram artigos, resumos e capítulos de livros que foram publicados em periódicos nacionais e internacionais.

01/03/2024 08:45 am - Atualizado em 01/03/2024 09:05 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

No ano de 2023, os docentes do curso de Biomedicina da Unileão foram destaques ao publicarem um total de 42 trabalhos científicos, incluindo artigos, resumos e capítulos de livros, tanto em periódicos nacionais quanto internacionais. Dentre os docentes que realizaram publicações, estão: Walber Castro, Priscilla Ramos, Maria Karollyna, Plínio Bezerra, Aracélio Viana, Rakel Olinda, Tassia Thaís, Raira Justino e Allan Demétrius, que não pouparam esforços para impulsionar o avanço científico na área.

“É gratificante ver o potencial dos pesquisadores sendo demonstrado de forma internacional”

Para o docente Walber Castro, que realizou muitas publicações internacionais, a produção científica surge da inquietação e do levantamento de hipóteses. “Até onde vai a ciência?”, questiona o professor, afirmando em seguida: “Não somos um instrumento somente de uma nação ou localidade, precisamos disseminar os fatos testados. Foi por esse motivo que decidimos publicar de forma internacional”, destaca. O docente considera que é gratificante ver o potencial dos pesquisadores ganhando destaque internacional. “Os grupos de pesquisa científica sempre se alegram e se encorajam com os novos fatos científicos. Decerto, principalmente com as descobertas da nossa região ou do nosso cenário que é tão rico”, afirma.

Sobre a importância das publicações para o curso de Biomedicina da Unileão, o professor diz que elas são fundamentais para a disseminação do conhecimento científico. “Os estudos nos colocam em sintonia com diversos locais do mundo e nos fazem desmistificar a cultura das fake news. Além disso, para o curso de Biomedicina, pesquisar e publicar é confirmar o ser biomédico. Somos uma área que tem como principal qualidade a descoberta, então por esse motivo somos considerados profissionais da ciência a serviço da saúde”, ressalta.

Dentre os periódicos que o docente Walber Castro teve suas publicações publicadas, estão: Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia (Unileão); Elsevier (Amsterdam); Revista de Epidemiologia e Saúde Pública – RESPConexões InterdisciplinaresPharmaceuticalsMoleculesInternational Journal of Health ScienceAntibioticsRevista da associação médica brasileira e Journal of biologically active products from nature.

“Esse artigo foi especialmente significativo para mim, pois foi o primeiro vinculado à minha tese de doutorado”

Durante o desenvolvimento desta reportagem, a docente Priscilla Ramos apresentou sua tese de doutorado e uma das publicações foi vinculada a esse momento. “Um dos meus artigos mais recentes, intitulado ‘Admet analysis, antibacterial and modifying-antibiotic activity of thiadiazine derivatives’ foi especialmente significativo para mim. Ele foi o primeiro vinculado à minha tese de doutorado”, disse.

A docente explica que o estudo envolveu a investigação de substâncias sintetizadas, derivadas de tiadiazinas, e incluiu testes de atividades antibacterianas contra microrganismos multirresistentes. “Além disso, realizamos testes computacionais para avaliar a toxicidade e possíveis mecanismos de ação dos compostos. Este trabalho representou um esforço substancial e uma etapa importante em minha carreira acadêmica e de pesquisa”, destaca a docente.

Ademais, ela ressalta que as publicações contribuem significativamente para o curso de Biomedicina. “Elas têm o potencial de despertar o interesse dos alunos pela pesquisa científica, promovendo um ambiente acadêmico mais dinâmico e engajado. Além disso, elas proporcionam novos conhecimentos não apenas para o curso, mas também para a comunidade científica. Isso enriquece as informações disponíveis e incentiva a inovação e o desenvolvimento da ciência”, explica.

A docente relata, com orgulho, que algumas das pesquisas que fez parte foram publicadas em periódicos de destaque na área. Dentre eles, a Revista “Chemico-Biological Interactions”, que possui um fator de impacto de 5.1; o “International Journal of Biological Macromolecules”, com um fator de impacto de 8.2; e por fim, o “Journal of Biological Regulators and Homeostatic Agents”, em que o artigo citado anteriormente encontra-se publicado.

“Eu comecei pela Iniciação Científica, e para mim isso foi um divisor de águas”

Para a docente Maria Karollyna do Nascimento, o interesse em participar de publicações surgiu ainda no início da graduação. “Desde o terceiro semestre do curso, comecei a ter interesse em participar de publicações. Então, comecei pela Iniciação Científica, e isso foi um divisor de águas para mim, pois a partir daquele momento percebi que desejava ser pesquisadora e encontrar soluções para os problemas sociais”, afirma a docente.

A professora ressalta que o ato de produzir e publicar artigos vai além dos números, pois também consiste na maneira como o pesquisador consegue impactar a sociedade e seus alunos com seus estudos. Além disso, ela ressalta que publicar estudos contribui para a formação, enriquecendo o currículo e auxiliando na participação em seleções para Mestrado, Doutorado e concursos públicos.

Dentre seus artigos publicados, a professora destaca um que foi fruto de uma orientação de TCC, da egressa da Unileão, Beatriz Tavares, produzido em 2022, mas publicado somente em 2023. Intitulado: “Perfil Químico, Atividade Antibacteriana e Combinada do Extrato Etanólico da Folha e Casca de Cedrela fissilis Vell. (Cedro)“, o trabalho também teve colaboração de outros professores da Unileão. “O estudo avaliou justamente a possibilidade de uma planta que é muito conhecida aqui da região, que é o Cedro, de atuar como agente antibacteriano, e nós tivemos um resultado promissor, em que ele conseguiu ter um efeito agindo de certa forma contra uma resistência bacteriana. O artigo está publicado em uma edição da Revista Ensaios e Ciências”, disse.

A docente afirma ainda que contribui com seus estudantes, orientando alunas da Iniciação Científica e analisando a possibilidade de publicações. Além disso, incentiva-os na possibilidade de publicação de seus TCCs.

Ciência, saúde e diagnóstico em função da qualidade de vida.


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