Professores, estudantes e egressos de Enfermagem da Unileão publicam capítulo em livro digital sobre Ciências da Saúde

Capítulo é oriundo de uma intervenção vinculada à disciplina “Processo Ensino-Aprendizagem” do curso de Enfermagem da Instituição.

05/03/2024 08:00 am - Atualizado em 01/03/2024 09:15 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Integrantes da comunidade acadêmica do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) publicaram o capítulo “Difusão de práticas relacionadas ao atendimento pré-hospitalar para discentes do ensino médio” no livro digital Ciências da saúde: bem-estar e qualidade de vida 3. Os autores são os professores Hercules Pereira Coelho e Andrea Couto Feitosa, sob orientação da professora Ariadne Gomes Patrício. Além disso, o estudo contou com a colaboração dos alunos Cicero Yago Lopes dos Santos, José Nacélio da Silva Ferreira, Caroline da Silva Santos, Ranielle Silvestre Gomes e Ihago Saraiva de Alencar Silvestre; e as egressas Janayle Kéllen Duarte de Sales, Maria Sarah Araripe Dantas, Otília Maria Soares Maia e Ana Beatriz Rodrigues de Lima.

Confira a publicação aqui!

O referido capítulo é resultado de uma intervenção vinculada à disciplina “Processo Ensino-Aprendizagem”. Participaram da intervenção 32 estudantes matriculados no 2º ano do ensino médio, pertencentes a uma escola estadual no município de Juazeiro do Norte/CE.

“O projeto foi dividido em quatro fases distintas e congruentes: diálogo inicial sobre o conhecimento empírico dos alunos; explanação teórica do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e das manobras de primeiros socorros; desenvolvimento das práticas de primeiros socorros e avaliação final com síntese dos conteúdos expressos”, explica o professor Hercules. Nesse ínterim, os idealizadores da ação apresentaram algumas práticas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) aos estudantes, dentre elas: Avaliação Primária (XABCDE do trauma), Controle de Hemorragias, Manobra de Heimlich e Manobra de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).

“A experiência vivenciada pelos idealizadores durante a apresentação das práticas de APH aos discentes do ensino médio proporcionou-lhes novas perspectivas de atuação e produção científica dentro da área de Enfermagem e Saúde, em todas as suas nuances. Foi visível o anseio desses estudantes por novos conhecimentos e práticas”, comenta o professor. Ele complementa ainda que o sentimento foi de gratidão, considerando a interação, curiosidade e atenção expressas pelos ouvintes e alunos durante a realização das manobras.

Como resultado, alguns dos alunos presentes manifestaram o desejo de cursar uma graduação na área da Saúde. O professor Hercules garante que esse resultado está alinhado com os objetivos propostos pela ação de extensão, de apresentar a área da Saúde como um possível campo de atuação profissional. “Além disso, a entusiasmada participação dos alunos e seus relatos positivos sobre a experiência, destacam a importância da realização de mais atividades de promoção e educação em saúde nas comunidades sociais”, pontua.

Em conclusão, essa conquista não apenas evidencia o compromisso da Unileão com a excelência acadêmica. Ela também ressalta o talento e a dedicação dos autores envolvidos na disseminação de conhecimentos.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.