(88)99216-3040

Mulheres em destaque: Egressas da Unileão conquistam aprovações em programas de residência de instituições renomadas

Conquistas destacam não apenas as habilidades profissionais, mas também a importância da força e determinação das mulheres.

08/03/2024 10:49 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

No mês da mulher, celebramos as conquistas de Ana Beatriz Bezerra, Alessandra Delmondes, Erika Mayane, Fernanda Fernandes, Letícia Lucena, Mayra Aires, Monique Soares e Roberta Cruz. Todas são egressas do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) e foram aprovadas em programas de residência multiprofissional e uniprofissional de instituições renomadas. As conquistas destacam não apenas as habilidades profissionais, mas também a importância da força e determinação das mulheres.

Alessandra Delmondes, aprovada em 1° lugar no Programa de Residência Uniprofissional do Hospital Metropolitano Dom Helder Câmara, em Pernambuco, para a área de Terapia Intensiva

Ingressei na Unileão através do Fies e, em 2022, concluí o curso. Durante minha jornada acadêmica, vários professores serviram de inspiração para mim. Enquanto estudante, participei do Centro Acadêmico de Fisioterapia, da Liga Acadêmica de Pediatria (LAPED), da Liga Acadêmica de Fisioterapia Respiratória (LAFIRC), fui monitora da disciplina Terapia Intensiva, assim como também dava aulas particulares dessa disciplina. Ademais, participei também do programa de extensão Enactus e sempre gostei de apresentar trabalhos científicos nos congressos da própria faculdade. Em suma, minha trajetória foi marcada por muita disciplina e constância. Não foi nada fácil. Mas, eu estudava todos os dias, de domingo a domingo. Nesse ínterim, comprei alguns cursos que me ajudaram na aprovação e me dediquei ao máximo.

Ana Beatriz Bezerra, aprovada em 1º lugar no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Entrei na Unileão em 2018.2 através do Fies e me formei em agosto de 2023. Iniciei a produção de artigos por meio da amizade com a professora Tatianny França bem no início da graduação, como também a partir da Liga Acadêmica de Uroginecologia e Obstetrícia com orientação da professora Carolina Macedo. Dessa maneira, aproveitei todas as oportunidades disponíveis academicamente.

Graças a toda essa dedicação e participação durante a graduação, conquistei uma boa quantidade de títulos e com os conhecimentos adquiridos, passei em duas Residências às quais almejava em 1º lugar, são elas: Saúde da Família e Comunidade da Escola de Saúde Pública (ESP/Iguatu) e Saúde Coletiva da Universidade Regional do Cariri (URCA/Crato). Por fim, agradeço a todos os profissionais que formam a Unileão, especialmente o núcleo de Fisioterapia, coordenadora, professores e colegas de faculdade por todo companheirismo, incentivo e apoio durante minha jornada. Como também, a minha família e a Deus, pois sem eles não teria chegado até aqui!

Erica Mayne, aprovada em 2º lugar no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)

Conquistar o 2º lugar no programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da ESP (Escola de Saúde Pública do Ceará) foi um marco significativo em minha carreira. Ingressei na Unileão como bolsista integral do ProUni e, em 2023, participei do programa de aperfeiçoamento discente, alcançando o 1º lugar no simulado institucional do curso de Fisioterapia. Para mim, como fisioterapeuta recém-formada, passar na Residência, na primeira tentativa, representa a realização de um sonho profissional, alcançado com muita dedicação aos estudos. Decerto, a Unileão foi fundamental nesse processo, oferecendo um ensino de qualidade com excelentes profissionais.

Fernanda Fernandes, aprovada em 1º lugar no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)

Iniciei minha jornada no curso de Fisioterapia da Unileão em 2019, prestei o vestibular e aderi ao Fies. Posteriormente, busquei especializações em Fisioterapia Respiratória e Saúde Pública. Além disso, também fui aprovada no processo seletivo da Secretaria de Saúde do município de Farias Brito. A Unileão foi ímpar, sempre me incentivou a alcançar minhas metas. Fico feliz e grata por saber que minha história de vida, tanto pessoal quanto profissional, serve como ferramenta de inspiração e mobilização para a conquista de outros. Agradeço a Deus por Sua orientação e proteção constante, reconhecendo que Ele é o verdadeiro autor da minha história e que tudo o que alcancei até aqui é resultado de Sua graça e misericórdia.

Letícia Lucena, aprovada no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Ingressei na Unileão através do ProUni, com uma bolsa 100%. Fui monitora da disciplina de Avaliação Clínica em Fisioterapia, membro da Liga Acadêmica de Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular, estagiária na Universidade Federal do Cariri (UFCA) e realizei um estágio extracurricular na Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho. Publiquei o meu TCC e tive ele e outro trabalho premiados no último Congresso de Fisioterapia da Unileão (CONFIC). Essa conquista representa para mim que com dedicação e empenho conseguimos alcançar lugares que pareciam difíceis e distantes. Inegavelmente, a aprovação na Residência foi mais um sonho realizado e uma oração respondida.

Mayra Aires, aprovada no Programa de Residência em Terapia Intensiva Neonatal, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Conheci a Unileão por meio de uma atividade que fizeram na minha escola, até então eu não sabia o que queria cursar, pensava em Direito. Então conheci a Unileão, fui pesquisar mais sobre a instituição e cursos, e descobri a Fisioterapia. Ingressei por meio de vestibular e no 7º semestre aderi ao Fies. No 6º semestre, ingressei na Liga Acadêmica de Pediatria (LAPED) e conheci um pouco mais sobre a área, acabei gostando e decidi que queria me especializar nisso. Além disso, o convívio com as professoras Rafaela e Yaskara Amorim foi importante também para optar por essa área, elas sempre foram referência para mim.

Decerto, optei pela Residência porque sempre tive um pensamento comigo de que não basta apenas fazer algo, você tem que ser bom, ser referência naquilo que se propõe a fazer. Então, almejei a Residência porque ia me dar essa experiência prática e teórica para me aperfeiçoar como profissional e como pessoa, e poder oferecer o melhor atendimento para meus futuros pacientes.

Monique Soares, aprovada na Residência em Fisioterapia Hospitalar, do Hospital Geral de Fortaleza (HGF)

Ingressei na Unileão no segundo semestre de 2017, fui aluna Fies. Durante a graduação, participei de dois programas de monitoria em Eletroterapia e Cinesioterapia, fui membro da Liga Acadêmica de Pediatria (LAPED) e participei do projeto de extensão de Fisioterapia para dor crônica, no setor de Fisioterapia Aquática da Clínica-Escola da Unileão. Entrar na Residência, para mim, significa uma grande conquista para aperfeiçoamento profissional e crescimento pessoal.

Roberta Cruz, aprovada na Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva da Unimed Recife | Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Minha trajetória acadêmica na Unileão iniciou com o ingresso como bolsista do Prouni e durante a graduação pude contar com excelentes professores e uma grade curricular que abrange o aprendizado em diversas especialidades da Fisioterapia. Dessa maneira, tive a oportunidade de participar de diversos programas fornecidos pela Instituição, como monitorias, ligas acadêmicas, congressos e cursos extracurriculares, que me permitiram ter uma pontuação curricular decisiva para o processo seletivo da Residência da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE).

Decerto, além de ser um marco em minha vida acadêmica e profissional, a aprovação na Residência de Terapia Intensiva em uma instituição bastante renomada permite-me aperfeiçoar meus conhecimentos para atuar em Fisioterapia baseada em evidências e, acima de tudo, de forma humanizada, atendendo os pacientes em todas as suas necessidades, tanto em serviços particulares como também no Sistema Único de Saúde.

Conheça mais sobre o curso de Fisioterapia da Unileão!

Clique aqui e saiba mais sobre a Clínica-Escola de Fisioterapia!

Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.


COMPARTILHE: