(88)99216-3040

Unileão realiza III Simpósio de Biologia e Genética Molecular; saiba detalhes

Promovido pela Liga Acadêmica de Biologia e Genética Molecular (BioGeM), evento promete ser uma jornada de aprendizados e descobertas.

20/03/2024 14:30 pm - Atualizado em 20/03/2024 15:35 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio realizará o III Simpósio de Biologia e Genética Molecular, nos dias 4 e 5 de abril, organizado pela Liga Acadêmica de mesmo (BioGeM).

A programação oferecerá uma variedade de atividades, incluindo palestras e minicursos. As inscrições estão abertas com taxa de inscrição de R$12,50; já os minicursos têm um custo adicional de R$7,50.

Por que participar?

Os participantes terão a oportunidade de aprender com especialistas na área, além de receberem 20 horas de atividades complementares.

Inscreva-se e garanta o seu lugar!

Programação

O simpósio começará no dia 4 de abril às 13h, com o credenciamento dos participantes seguido de minicursos. No segundo dia do evento, que começará às 14h, haverá duas palestras e uma mesa redonda.

Confira os detalhes:

MINICURSOS (04/04/2024 – 13h às 17h)

Tema: Métodos Moleculares Aplicados ao Diagnóstico da Infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV)

Vagas: 60

Local: Sala de Metodologias Ativas

Facilitador: Professor Esp. Matheus Moura dos Santos

Currículo: graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, especialização em Microbiologia e mestrado em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Também é fundador do Canal Bio Aulas no YouTube e professor na área da Saúde.

Tema: Ferramentas de bioinformática para desenho de iniciadores de PCR

Vagas: 29

Local: Laboratório de Informática, campus Saúde

Facilitador: Professora Dra. Jennifer Figueiredo da Silva Oliveira

Currículo: graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2012), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2014) e doutorado em Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2018). Atualmente é docente do Curso de Medicina Veterinária e coordenadora da Pós-Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. Possui experiência em docência nas áreas de fisiologia animal, microbiologia e doenças infecciosas dos animais domésticos. Atua como médica veterinária na área de medicina veterinária preventiva, com ênfase em diagnóstico microbiológico e molecular.

Tema: Eletroforese de hemoglobina e suas aplicações no diagnóstico laboratorial

Vagas: 24

Local: Laboratório Multidisciplinar II, campus Saúde

Facilitador: Professor Esp. Wenderson Pinheiro de Lima

Currículo: Possui graduação em Biomedicina pela Faculdade Leão Sampaio (2013), especialização em Hematologia Clínica (2015) e em Microbiologia Clínica (2017). Atualmente é professor titular do curso de Biomedicina da Unileão nas disciplinas de Fundamentos e Histórico da Biomedicina, Gestão e Controle de Qualidade Laboratorial, Biologia Molecular e Imunologia Clínica. Além disso, atua como professor orientador das Ligas Acadêmicas de Imunologia e Biologia e Genética Molecular da Unileão.

PALESTRAS E MESA REDONDA (05/04/2024):

Tema: Ômicas: aplicação do dogma central da biologia molecular na pesquisa científica

Horário: 14h

Convidado: Professor Me. Gustavo Marinho Miranda

Currículo: bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2019) e Mestre em Patologia Humana e Experimental pela Universidade Federal da Bahia em associação com a Fiocruz Bahia (2021). Atualmente é aluno de Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal da Bahia em associação com a Fiocruz-BA, sendo executado em parceria com a Fiocruz Ceará e com a Universidade Regional do Cariri (URCA). Tem experiência em análises clínicas, histológicas, imunológicas e técnicas de biologia molecular. É professor do ensino técnico e superior de disciplinas da área da Saúde.

Tema: Desenvolvendo técnicas de Biologia Molecular em um Novo Laboratório

Horário: 15h

Convidada: Professora Dra. Priscilla Ramos Freitas

Currículo: Graduada em Biomedicina pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO (2018). Especialista em Citologia Clínica: Citopatologia pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2020). Mestre em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri – URCA (2020). Doutora em Química Biológica pela Universidade Regional do Cariri (2024). Durante o mestrado desenvolveu o projeto abordando a atividade antibacteriana de produtos naturais frente a cepas bacterianas multirresistentes; e durante o doutorado desenvolveu o projeto sobre atividade antibacteriana de produtos sintéticos e a avaliação dos mecanismos de ação através de testes de biologia molecular e alteração da permeabilidade da membrana bacteriana. Atualmente é preceptora dos setores de Citopatologia e Uroanálise do curso de Biomedicina da Unileão e professora temporária do curso de Medicina da URCA.

Mesa redonda: Atuação em Programas de pós-graduação na área de Biologia Molecular

Participantes:

Profa. Fernanda Morais de Negreiros

Currículo: Possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), tem experiência na área de análises clínicas atuando em laboratórios como o Laboratório de análises clínicas do Hospital Regional do Cariri, Laboratório LAMIC e Clínica Amor Saúde Brasil. Foi membro efetivo da Liga Acadêmica de Biologia e Genética Molecular e recentemente aprovada para o mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Prof. Me. Ray Silva De Almeida 

Currículo: graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio – Unileão (2018), com experiência nas Análises Clínica com ênfase na microbiologia clínica. Mestrado em Química Biológica pela Universidade Regional do Cariri – URCA (2021) e Especialização em Citologia Clínica – Unileão (2021). Atualmente é: (I) Doutorando em Química Biológica pela Universidade Regional do Cariri – URCA; (II) Pós graduando em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Descomplica; (III) Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Cruzeiro do Sul; (IV) Membro do Laboratório de Microbiologia e Biologia Molecular – LMBM (URCA), realizando pesquisas nas áreas de análise molecular, mecanismos bacterianos de resistência a antibióticos, avaliação da atividade antimicrobiana intrínseca e potencialização de antibióticos associados a produtos naturais, sintéticos e isolados.

Prof. Dr. Rafael Barbosa de Moura

Currículo: bacharelado em Farmácia pela Faculdade de Medicina Estácio – FMJ (2016), Especialista em Docência do Ensino Superior; Mestre em Bioquímica e Biologia Molecular na Universidade Federal do Cariri; e Doutorando no Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular. Possui experiência na área de Microscopia, Microbiologia, Toxicidade, Química Analítica, Química de Produtos Naturais e Farmacologia de Produtos Naturais, Bioquímica e Biologia Molecular. Atua na área de Farmacologia do Sistema Nervoso Central, com ênfase na verificação do potencial neuroprotetor de Produtos Naturais, estudos de atividade farmacológica utilizando modelos In Silico, estabilidade e degradação de medicamentos e modelagem proteica e suas atividades biológicas especialmente as lectinas.

Ciência, saúde e diagnóstico em função da qualidade de vida.


COMPARTILHE: