(88)99216-3040

VIII Congresso Caririense de Enfermagem já tem programação; confira os detalhes

Evento, que também integra a 19ª Semana de Enfermagem, será realizado nos dias 15, 16 e 17 de maio. Confira os detalhes.

27/03/2024 08:35 am - Atualizado em 01/04/2024 09:10 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A comissão organizadora do VIII Congresso Caririense de Enfermagem e da 19ª Semana de Enfermagem divulgou a programação oficial, que será realizada nos dias 15, 16 e 17 de maio.

Voltado para profissionais e estudantes da área de Enfermagem, o objetivo do evento é apresentar e discutir a “Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente” a partir de temas diversificados e atualizados. Além disso, contará com a presença de profissionais renomados da região, garantindo aos participantes uma experiência única e enriquecedora.

Inscreva-se e garanta o seu lugar! 

Entre os destaques da programação, está a palestra de abertura, com o tema: “Transporte aeromédico do recém-nascido de alto risco”, ministrada por Sandy Nogueira, graduada pela Universidade Regional do Cariri (URCA), especialista em Pediatria e Neonatologia; uma variedades de oficinas e o lançamento do livro “Interfaces da Formação em Enfermagem: da Teoria à Prática na Atenção Básica à Saúde”, organizado pelos professores João Paulo Xavier e Aline Morais Venancio de Alencar, juntamente com os alunos da turma 120 e 323 do curso de Enfermagem da Unileão.

Apresentação de trabalhos acadêmicos

Estudantes de Enfermagem da Unileão inscritos no evento poderão ainda compartilhar resumos científicos (simples ou expandidos) nos seguintes formatos:

  •  pesquisas concluídas;
  • estudos de caso;
  • trabalhos de iniciação científica (com resultados);
  • projetos de extensão (com resultados);
  • revisões sistemáticas, integrativas ou narrativas; e
  • relatos de experiência (temática livre).

O prazo para submissão vai até às 23h59min do dia 22 de abril. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do congresso podendo receber Menção Honrosa ao final do evento.

Veja as informações detalhadas acessando o edital!

Baixe os modelos de apresentação!

Apresentação poster digital 

Apresentação oral 

Confira a programação completa

15 de maio (quarta-feira)

8h às 17h – Credenciamento

18h30 – Abertura Oficial

19h30 – Palestra de abertura: Transporte aeromédico do recém-nascido de alto risco

Palestrante: Sandy Nogueira, graduada pela Universidade Regional do Cariri (URCA), especialista em Pediatria e Neonatologia; CFOSM – 2023; Operadora de Suporte Médico (CIOPAER/CE), enfermeira intervencionista (SAMU 192 CE), enfermeira emergencista do Hospital Infantil Municipal de Juazeiro do Norte ( 2018 – 2023).

16 de maio (quinta-feira)

8h – Oficinas

Oficina 1: Avaliação e manejo inicial em amamentação

Mediadora: Profa. Simone Soares Damasceno, enfermeira, mestre em Enfermagem na linha de pesquisa Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Cariri (URCA).

Oficina 2: Brinquedoteca: espaço lúdico de humanização para o desenvolvimento infantil 

Mediadora: Profa. Ariadne Gomes Patrício (Unileão)

Oficina 3: Procedimentos especiais em unidade de terapia intensiva neonatal e pediátrica. 

Mediadora: Profa. Ana Erica de Oliveira Brito Siqueira (Unileão)

Oficina 4: Assistência de enfermagem ao paciente oncológico pediátrico: cuidados e manutenção do porta cath

Mediador: Prof. Ricardo Silva

Oficina 5: Utilização de PICC e cateterismo umbilical nas unidades neonatais

Mediador: Profa. Yarla Duarte, enfermeira graduada pela Universidade Regional do Cariri e especialista em Pediatria e Neonatologia (São Camilo Educação); curso em Inserção e Manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica ( PICC); enfermeira assistencialista em Unidade Semi-Intensiva Neonatal no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo.

Oficina 6: Assistência de enfermagem no suporte avançado de vida em pediatria: manejo intra-hospitalar

Mediador: Prof. Allif Ramon

Currículo: enfermeiro graduado pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão); especialista em Saúde da Criança e do Adolescente na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde (LABCMI – SESAB/BA); e em Unidade de Terapia Intensiva (Faculdade Dom Alberto); pós-graduando de MBA em Gestão e Saúde.

14h – Apresentação de trabalhos.

19h – Mesa-redonda: Perspectivas e desafios no atendimento à criança com TEA.

Convidados: 

Joseph Dimas de Oliveira, enfermeiro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), mestre pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e doutor Enfermagem Escola Anna Nery/UFRJ; brinquedista e LEGO terapeuta e certificado nas escala RITA-T e escala LABIRINTO.

Adalberto Cruz Sampaio, médico graduado pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte– CE; pós-graduação em Neuropediatria pela IPMED; membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI) com Foco de atuação em alterações do neurodesenvolvimento, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Transtorno de Desenvolvimento Intelectual e Transtorno Específico de Aprendizagem; Síndromes epilépticas na infância.

Gardênia Bitu Bezerra, terapeuta ocupacional habilitada em Integração Sensorial; Conceito Neuroevolutivo Bobath e especialista em Desenvolvimento Infantil.

Mediadora: Profa. Ana Erica de Oliveira Brito Siqueira (Unileão)

17 de maio (sexta-feira)

8h – Abertura do evento

8h15 – Lançamento livro: “Interfaces da Formação em Enfermagem: da Teoria à Prática na Atenção Básica à Saúde”

Autores: Aline Morais Venancio e João Paulo Xavier Silva (Unileão)

Mediadora: profa. Maryldes Lucena Bezerra de Oliveira

10h – Mesa-redonda: Geração dopamina 

Tema 1: Principais problemas de saúde mental na adolescência: avaliação e acompanhamento psicossocial

Convidada: Kely Vanessa Leite Gomes da Silva, graduação em Direito e em Enfermagem com  mestrado (UECE) e doutorado (UFC) em Enfermagem; docente do curso Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Tema 2: Telas e jogos eletrônicos na infância e na adolescência: alterações comportamentais

Convidada: Claúdia Couto, psicóloga 

Tema 3: Autolesão não-suicida na adolescência: fatores de risco e intervenções em saúde

Convidada: Solange Oliveira Ferreira, assistente social

Mediadora: professora Katia Monaisa

14h – Palestra: Punção intraóssea no paciente pediátrico

Palestrante: Hiago Feitosa, enfermeiro, mestre em Enfermagem; especialista em Urgência e Emergência; enfermeiro intensivista em uma UTI adulto; enfermeiro do Núcleo de Educação em Urgências do SAMU 192 Ceará; atuação com ênfase nas áreas de urgência e emergência pré e intra-hospitalar; Unidade de Terapia Intensiva; simulação clínica; paciente crítico e segurança do paciente.

15h – Premiação dos trabalhos e encerramento

 

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.


COMPARTILHE: