Pesquisa do curso de Enfermagem da Unileão destaca avanços no tratamento de feridas em pé diabético

Estudo discute inovações tecnológicas aplicadas no tratamento de feridas em pacientes com pé diabético.

18/04/2024 10:53 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Uma pesquisa feita por professores e alunos do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), publicada na edição trimestral da Revista Enfermagem Atual In Derme, mostra os avanços no tratamento de feridas em pé diabético. O estudo também contou com a colaboração da Universidade Regional do Cariri (URCA) e destaca a importância de novas tecnologias na melhoria dos cuidados.

Leia na íntegra: “Tecnologias e Inovações em Estomaterapia Aplicadas ao Tratamento de Feridas no Pé Diabético: revisão Integrativa”.

A partir de uma revisão integrativa, que consistiu em  uma análise abrangente da literatura disponível sobre o assunto, a egressa Ayanny Mykaelly Santos Matias, os discentes José Nacélio da Silva Ferreira e Cicero Yago Lopes dos Santos, junto aos professores Ariadne Gomes Patrício Sampaio, Andréa Couto Feitosa e Hercules Pereira Coelho, em colaboração com as professoras Edilma Gomes Rocha Cavalcante e Rachel de Sá Barreto Luna Callou Cruz (URCA), buscaram identificar as tecnologias mais promissoras em estomaterapia, a aplicabilidade  dela e seus  respectivos  efeitos  e  benefícios.

O estudo ressalta a importância do tratamento adequado para melhorar o processo de cicatrização das feridas, reduzir as taxas de amputação e minimizar a morbimortalidade associada a essa condição. Dentre as inovações em estomaterapia identificadas, várias tecnologias têm se destacado, incluindo o hidrogel, a laserterapia de baixa potência, a oxigenoterapia hiperbárica, a terapia larval, entre outras.

“Essas abordagens têm demonstrado resultados promissores na promoção da cicatrização completa das feridas, oferecendo uma oportunidade crucial para os serviços de saúde alcançarem a cicatrização em tempo hábil”, explica o professor Hercules Pereira Coelho, um dos autores do artigo. Na opinião do professor, além de oferecer insights para a comunidade acadêmica e profissional, com informações sobre a prática clínica, descobertas como essas fornecem uma base sólida para futuras pesquisas e para o desenvolvimento no campo da estomaterapia

A professora Andréa Couto Feitosa, que também colaborou com a pesquisa, destaca a importância de publicar estudos realizados na graduação, apontando para a relevância da colaboração entre egressos, discentes e professores. “A publicação dos estudos realizados durante a graduação é fundamental para disseminar o conhecimento e contribuir para o avanço da enfermagem. A colaboração entre egressos, discentes e professores, como promovida pelo Grupo de Estudos Pesquisa Avançada em Enfermagem (GE-PAE) fortalece a formação acadêmica e profissional dos envolvidos, além de impulsionar a pesquisa científica na área.”

Saiba mais

A pesquisa “Tecnologias e Inovações em Estomaterapia Aplicadas ao Tratamento de Feridas no Pé Diabético: revisão Integrativa” foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos Pesquisa Avançada em Enfermagem (GE-PAE), uma iniciativa conjunta dos professores Hercules Pereira Coelho e Andréa Couto Feitosa, em parceria com a coordenadora adjunta do curso de Enfermagem, professora Maryldes Lucena Bezerra de Oliveira.

O GE-PAE oferece inúmeros benefícios aos estudantes, principalmente no desenvolvimento técnico-científico. A participação no grupo favorece o estudo, capacitação e a publicação de artigos científicos, livros e resumos. Essa experiência pode motivar os participantes a envolverem-se em eventos científicos, enriquecendo ainda mais seu percurso acadêmico. Além disso, os artigos publicados podem desempenhar um papel significativo em processos seletivos, proporcionando uma vantagem valiosa em provas de títulos para residências, seleções e/ou pós-graduações lato sensu e stricto sensu.

Conheça os autores do estudo:

Da esquerda para a direita: Yago Lopes, Profª. Rachel Callou, Profº. Hercules Pereira Coelho, Profª. Ariadne Sampaio, Profª. Andréa Couto, Profª. Edilma Rocha, José Nacélio e Ayanny Matias.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.