Estudantes de Enfermagem da Unileão publicam dois capítulos no livro “Cuidado Seguro”

Artigos abordam temas essenciais para a prática e pesquisa em enfermagem; saiba mais!

25/04/2024 08:00 am - Atualizado em 23/04/2024 07:32 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Seis estudantes do curso de Enfermagem da Unileão tiveram dois capítulos publicados no livro Cuidado Seguro, da Universidade Regional do Cariri (URCA). Os alunos José Nacélio da Silva, Cicero Yago Lopes, Jonas Vitor de Araújo, Maria Rayanne Silva, Naila Caroline e Ana Maria Machado demonstraram comprometimento e excelência acadêmica ao terem seus estudos selecionados para o livro. Essa conquista reflete não apenas o empenho dos alunos, mas também a qualidade do ensino e estímulo à pesquisa promovidos pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) no curso de Enfermagem.

Para Rayanne, a pesquisa é fundamental para solucionar problemas acadêmicos e profissionais. “A sensação que sentimos após cada capítulo publicado é inigualável. É por intermédio desses estudos que elevamos o nome da Unileão e do nosso curso de Enfermagem. Além disso, ter dentro da universidade docentes que estimulem o aluno a desfrutar do mundo da pesquisa é essencial, cabe a nós alunos agarrarmos as oportunidades que a instituição nos oferece”, ressalta a estudante. Ela complementa ainda que o grupo produz trabalhos para publicar sempre que têm oportunidade.

Capítulo 8: “Implementação da SAE no cuidado à gestante em acompanhamento de pré-natal de alto risco”

Esse estudo aborda a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no cuidado de gestantes em pré-natal de alto risco, com orientação da professora Nadja França. A SAE é vista como uma forma de proporcionar um cuidado integral e qualificado, identificando precocemente possíveis intercorrências e permitindo o tratamento adequado em tempo hábil. A revisão integrativa da literatura analisada mostra que a SAE no pré-natal de alto risco oferece às mulheres uma assistência especializada e individualizada, seguindo os princípios de integralidade e humanização, contribuindo para a redução de complicações e mortalidade materno-infantil.

“Em resumo, nesse capítulo abordamos a importância da implementação da SAE no cuidado à gestante de alto risco, já que a enfermagem tem papel fundamental tanto na identificação quanto no acompanhamento a essas pacientes”, afirma Rayanne.

Leia na íntegra!

Capítulo 9: “Importância da assistência de enfermagem na qualidade de vida de pessoas idosas portadoras de multimorbidades”

O segundo estudo discute a importância da assistência de enfermagem na qualidade de vida de pessoas idosas portadoras de multimorbidades, com orientação da professora Andréa Couto. A revisão integrativa da literatura analisada destaca que, apesar da alta utilização dos serviços de saúde por esses pacientes, ainda há falta de informações sobre o modelo de cuidado adequado para eles. É ressaltado que esses pacientes requerem cuidados específicos e intervenções qualificadas por uma equipe multidisciplinar, sendo fundamental o papel do enfermeiro e da equipe de enfermagem nesse processo.

“Nesse capítulo, falamos sobre a importância do cuidado de enfermagem à pessoa idosa portadora de multimorbidades, já que o enfermeiro possui uma considerável responsabilidade sobre esses pacientes”, aponta Rayanne.

Leia na íntegra!

Sobre o livro Cuidado Seguro

O livro Cuidado Seguro – Sobre a ótica da equipe multiprofissional de saúde é organizado com o apoio dos integrantes do Grupo Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN) da URCA. O objetivo é refletir o comprometimento e a expertise de profissionais dedicados que, por meio de experiências práticas, relatos de vivências e estudos de revisão, compartilham conhecimentos fundamentais para aprimorar a segurança do paciente em diferentes contextos de assistência à saúde.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.