Evento foi organizado pelos cursos de Administração e Ciências Contábeis; entre os convidados estava Marcus Maida, consultor de programas da Sony e Netflix.
Nos dias 17 e 18 de setembro, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, por meio dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, promoveu a I Conferência de Gestão e Negócios no campus Lagoa Seca. O evento contou com palestras, oficinas práticas, uma feira de negócios e a apresentação de trabalhos científicos, visando a promoção da inovação e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a gestão de negócios.
A palestra de abertura, realizada no dia 17, foi conduzida por Marcus Maida, especialista e consultor empresarial com mais de 20 anos de experiência. Maida possui um histórico de consultoria em programas como SharkTank Brasil” (Sony, desde 2017), “O plano é esse” (Multishow, 2021), “Ideias à venda” (Netflix, 2022) e Queer Eye Brasil (Netflix, 2022). Em sua apresentação, abordou os desafios e tendências na gestão empresarial, destacando a importância de fazer escolhas conscientes para alcançar objetivos. Ele enfatizou a necessidade de adotar uma visão holística, que inclui compreender o ambiente e as pessoas ao redor.
“Como fazemos para estruturar um negócio hoje?”, perguntou à plateia formada por estudantes, empresários e empreendedores locais. “É preciso olhar para o lado, enxergar o próximo e lembrar que não somos ilhas”, continuou. “A gente precisa entender o que há ao nosso redor […] Então eu preciso ter visão holística, a capacidade de ver o que está ao meu redor e aplicar isso de modo a transformar a minha realidade”, defendeu.
Maida também destacou que reconhecer as próprias deficiências e contar com a ajuda dos outros é fundamental. Outras habilidades importantes mencionadas por ele incluem coragem, inteligência emocional, adaptabilidade, audácia, trato com pessoas, liderança e compreensão da própria realidade.
Casos de sucesso
No segundo dia do evento, duas palestras apresentaram casos de sucesso. A primeira foi ministrada por Nathan Sanchez, Head Comercial da Sucré Alimentos, uma empresa com sede em Fortaleza que se destaca na produção de snacks. Sanchez compartilhou a trajetória da Sucré, que começou como uma confeitaria em 2007 e se transformou em uma indústria alimentícia em 2018.
A segunda palestra foi conduzida por Patrício Darvisson, empresário e investidor em mais de 31 empresas. Darvisson discutiu estratégias de crescimento exponencial, enfatizando a importância de ter um mentor, cultivar a espiritualidade e buscar constante atualização.
“Foi um evento maravilhoso do início ao fim, marcado pela integração entre estudantes e profissionais, a troca de experiências e a disseminação de conhecimentos. Estamos muito felizes, pois a Conferência foi resultado de muita dedicação de estudantes e professores, que fizeram desta um marco para nossa região e para todos os profissionais de Administração e Ciências Contábeis”, disse a professora Noélia Marques, coordenadora do curso de Administração.
Confira alguns registros do evento!
Empreender com inovação, identificando oportunidades na gestão de negócios.