(88)99216-3040

Primeira edição da Cerimônia do Direito encerra Semana de Atualização Jurídica da Unileão

Momento solene marcou o início da jornada acadêmica dos alunos do primeiro ano do curso.

14/10/2025 09:56 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Entre os dias 6 e 10 de outubro, o curso de Direito do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizou a Semana de Atualização Jurídica, com o tema “Vivências que fortalecem saberes”. O evento promoveu uma verdadeira imersão no universo jurídico, reunindo estudantes, professores, egressos e profissionais em palestras e debates sobre diferentes áreas do Direito.

Encerrando a programação com chave de ouro, a Unileão promoveu a primeira edição da Cerimônia do Direito, um momento solene que marcou o início da trajetória acadêmica dos estudantes do primeiro ano. Realizada no auditório do Bloco A, no Campus Lagoa Seca, a cerimônia aconteceu nos dias 9 e 10 de outubro, reunindo alunos dos turnos manhã e noite, em um ambiente de emoção e pertencimento, com a entrega simbólica de canetas.

Confira os registros da semana! 

Cerimônia do Direito: um marco de início

Durante a solenidade, a pró-reitora acadêmica, professora dra. Sandra Figueiredo, destacou o compromisso da Unileão com a formação integral dos estudantes. “Aqui vocês encontrarão professores comprometidos, uma equipe dedicada, uma estrutura pronta para apoiá-los no caminho do conhecimento, da ética e do pensamento crítico. Aproveitem todas as oportunidades. Cada experiência vivida aqui será parte do profissional que vocês se tornarão no futuro”, disse.

Em seguida, o professor Otto explicou a simbologia da entrega da caneta aos alunos. “Há um simbolismo nessa caneta, o instrumento de trabalho de vocês. Ao se formarem, vocês vão utilizar a caneta, a escrita, o poder de argumentação, a oratória, a comunicação. Então, a caneta tem a simbologia de representar esse instrumento que vocês irão utilizar ao longo da carreira de vocês. Sejam resilientes, sejam éticos, sejam amigos uns dos outros, e eu tenho certeza de que, no final, todo mundo vai alcançar as metas e os desafios que deseja”, afirmou.

O amor pelo Direito que passa de geração em geração

Entre as histórias que marcaram o evento, uma em especial emocionou o público: a do professor Boaventura Filho, que participou da cerimônia como representante de uma das turmas e também como pai da estudante Sofia Maria, aluna do segundo semestre do curso. Enquanto discursava no palco, ele era observado com um sorriso discreto pela filha, que hoje trilha o mesmo caminho profissional.

Sofia contou que cresceu inspirada pela rotina jurídica dos pais. “Eu cresci em uma família que tem dois advogados, e eu cresci vendo como funciona, vendo a rotina deles e como eles realmente faziam a diferença na vida das pessoas, como contribuíam e faziam o Direito ser eficaz como deve ser, e eu fui me apaixonando aos poucos por esse universo”, recordou.

O professor Boaventura, orgulhoso, relembrou o momento em que Sofia decidiu cursar Direito e a jornada para escolher a instituição. “Quando a Sofia resolveu cursar Direito, tivemos dificuldade de decidir com ela qual o lugar em que deveria estudar, evidentemente respeitando a vontade dela. Mas a dificuldade era só decidir, porque, na minha cabeça e no meu coração, não havia nenhuma dúvida: este é o melhor lugar para se estar. Nós somos um curso reconhecido pela OAB como um dos que mais aprovam no interior do Nordeste. Somos um curso de excelência no MEC e temos um corpo docente muito dedicado e muito bem gerenciado”, afirmou.

Desde que ingressou na Unileão, Sofia diz que a experiência vem sendo transformadora. “A Unileão é realmente uma casa. Estou finalizando o primeiro ano do curso, estou no segundo semestre, e é impossível você não se sentir em casa nessa Instituição, porque todos aqui são muito acolhedores, sempre escutam, ajudam e nós temos um apoio gigantesco. Aqui, nós vemos como os profissionais são capazes e contribuem para o nosso crescimento”, comentou.

Em seu discurso, o professor Boaventura encerrou com uma mensagem que emocionou os presentes. “Confiem em um pai. Se eu estou entregando a formação acadêmica de um dos meus tesouros a esta Instituição, não duvidem jamais da qualidade da Unileão para essa formação, porque eu não a entregaria se ela não estivesse entronizada não só nos meus sentimentos, mas também na minha capacidade intelectiva, de compreensão do mundo, de compreensão sobre para que serve um curso de Direito como meio de formação humana e de transformação social”, finalizou.

Confira alguns registros!

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.


COMPARTILHE: