Ministério da Saúde orienta que as pessoas continuem com as doações de sangue nesse período de pandemia do novo coronavírus.
O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), por meio dos seus cursos, tem ações de incentivo à doação de sangue durante todo o ano. O curso de Enfermagem, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), por exemplo, promove campanhas para a doação de sangue. Na última ação, realizada em setembro do ano passado, 127 pessoas fizeram o cadastro para doação de sangue e 75 bolsas de sangue foram coletadas.
Além dessas campanhas, a Instituição promove eventos para debater a temática envolvendo a comunidade acadêmica e a população caririense. O II Simpósio em Enfermagem Clínica e Cirúrgica foi uma dessas atividades.
Realizado em outubro do ano passado, o Simpósio contou com palestras, oficinas e mesa-redonda sobre temáticas como a assistência ao transplante de múltiplos órgãos, a doação de sangue segura, a hemotransfusão, a hemofilia e o atendimento pré-hospitalar em emergência e em UTI.
O curso de Biomedicina da Unileão também organiza eventos corriqueiros com prestação de serviços gratuitos de saúde, como a tipagem sanguínea, que identifica a qual grupo sanguíneo a pessoa pertence. Ter esse conhecimento é muito importante para a doação de sangue, além de transfusões e outros atendimentos médicos.
O mês de junho foi escolhido para sensibilizar a população sobre a importância de doar sangue e lembrá-la que essa ação pode salvar vidas, já que uma única bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pacientes. Nesse mês, os bancos de sangue costumam registrar queda no estoque com o início do inverno e, atualmente, a situação é mais preocupante devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19).
O Ministério da Saúde orienta que as pessoas continuem com as doações de sangue mesmo nesse período, assegurando que não há riscos para quem doa. Conforme o órgão, os hemocentros do país estão preparados e treinados para realizarem o serviço de coleta de sangue com segurança. Para isso, estão sendo tomados cuidados para diminuir a aglomeração de pessoas, além de reforço na atenção à higienização das áreas, dos instrumentos e das superfícies nos hemocentros.
Para doar sangue, procure uma unidade de coleta na sua cidade, como os Hemocentros, e verifique se você atende aos requisitos necessários para a doação.
Requisitos
*Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade.
Restrições