(88)99216-3040

Proteção dos direitos das meninas é debatida neste 11 de outubro

Data foi instituída em 2012 pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU).

11/10/2020 10:28 am - Atualizado em 12/10/2020 08:31 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Celebrado em 11 de outubro, o Dia Internacional da Menina visa debater a garantia dos direitos das meninas que vivem em todo o planeta, desde a primeira infância. A data foi instituída em 2012 pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) e, desde então, vem chamando a atenção para o fato de que milhões de jovens mulheres pelo mundo são vítimas de discriminação, abusos e violências diários.

Dentre os assuntos discutidos, a redução da desigualdade de gênero, o acesso à educação e a proteção à infância, especialmente em países envolvidos em conflitos, são algumas das reivindicações propostas pelos movimentos de proteção às meninas.

“A data busca evidenciar as desigualdades, a exclusão, o preconceito e a violação aos direitos humanos de meninas, as quais cultural e juridicamente são postas desde o nascimento em desvantagem perante os meninos”, afirma o professor do curso de Direito da Unileão Miguel Melo Ifadireó.

Segundo o docente, embora o sistema jurídico seja primordial na proteção de meninas e mulheres, atuando na criação de leis e na manutenção da comunicação entre as divergentes associações de indivíduos, esse papel também deve caber a sociedade como um todo.

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.


COMPARTILHE: