Curso de Enfermagem da Unileão desenvolve projeto de Educação em Saúde voltado para escolas de ensino médio

A ação de extensão foi idealizada pensando na promoção do conhecimento em diversas áreas da saúde para os jovens das escolas de ensino médio de Juazeiro do Norte.

25/04/2022 07:49 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) desenvolve o projeto “Fazendo educação em saúde: enfermagem na escola”, coordenado pela professora Ana Borges e executado em conjunto com os estudantes voluntários na ação. O projeto é voltado para os alunos de ensino médio da cidade de Juazeiro do Norte. O objetivo é informar o público jovem sobre temáticas de saúde de forma lúdica, utilizando jogos e atividades dinâmicas para repassar conhecimento.

A ação vai levar educação em saúde de qualidade no período de aula, minimizando a desinformação e as fake news consumidas na internet sobre a temática. O projeto também traz, para a formação dos alunos de Enfermagem, a vivência na área de atuação para além do meio acadêmico.

“Os estudantes de Enfermagem da Unileão estarão executando este projeto como uma forma de ampliar os seus conhecimentos e colocar em prática atividades de educação em saúde aprendidas durante a graduação, o que irá contribuir para a formação profissional em enfermagem”, explica a professora Ana Borges.

“Acho que esse projeto é de suma importância, pois é muito necessário expandir a educação em saúde às pessoas que não tem acesso a ela. E enquanto estudantes em formação, não basta apenas deter o conhecimento, é necessário saber transmiti-lo”, comenta a estudante do 7º semestre do curso de Enfermagem, Ana Beatriz Lima.

A aproximação com a comunidade externa proporcionada pela extensão é uma peça fundamental na construção de uma carreira profissional sólida. A Unileão busca, por meio do incentivo aos projetos desenvolvidos na Instituição, estimular cada vez mais os alunos a se envolverem nessas ações, tornando a graduação uma experiência rica tanto para a futura profissão quanto para a vida pessoal do estudante.

“Esse projeto de extensão nos proporcionará ter a experiência de atendimento ao público, ter experiência em educação em saúde, além de enriquecer o nosso currículo”, afirma o estudante do 8º semestre do curso de Enfermagem, Davi Gledson Silva.

A estudante do 8º semestre do curso de Enfermagem e participante do projeto, Bianca Brito, também comenta sobre a relevância da ação de extensão para seu processo de formação. “Esse projeto, tanto na minha vida acadêmica quanto profissional, vai me permitir me aprofundar mais em certos conhecimentos, além de conseguir mais desenvoltura para debater assuntos voltados ao contexto escolar. Afinal, o enfermeiro tem um papel crucial na educação em saúde, sendo relevante nos apropriarmos cada vez mais na universidade, para que posteriormente possamos colocar isso em prática e propagar o conhecimento para a população”, ressalta.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.