Odontologia: Cerimônia do Jaleco evidencia compromisso e profissionalismo dos novos ingressantes

Momento representa um marco e um rito de passagem dos então calouros.

03/05/2024 09:27 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Na noite da última sexta-feira (26), ocorreu a Cerimônia do Jaleco do curso de Odontologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), momento que representa um marco e um rito de passagem dos então calouros. Compuseram a mesa de abertura o coordenador do curso de Odontologia da Unileão, professor Rodrigo Murrer, a coordenadora adjunta Marayza Alves, o professor homenageado, Flórido Sampaio, além do professor Aracélio Viana. O auditório do bloco E ficou lotado; os alunos e seus convidados estavam na expectativa dos momentos mais aguardados da noite: o juramento e o ato de vestir o jaleco.

Palavras dos professores aos alunos e familiares

O professor Murrer relembrou o resultado positivo obtido pelo curso de Odontologia e pela Unileão nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). “Estamos entre as 20% melhores faculdades de Odontologia do Brasil, e este ano estamos no aguardo da nota da turma que fez a última edição do ENADE, e estamos na expectativa de ficarmos ainda melhor posicionados”, afirmou.

Além disso, o professor citou o índice de aprovações em concursos e residências por parte dos estudantes e egressos do curso. “No início desta semana, recebi um casal com a filha que vai se formar só no meio do ano, mas já foi aprovada em um concurso. Alunos às vezes do 8º ou 9º semestre conseguem aprovações em concursos sem nem ter concluído sua graduação. Isso é resultado desse trabalho conjunto que fazemos aqui”, destacou. Em seguida, o professor afirmou que a parceria existente com os alunos se estende também aos familiares, e que sempre que eles perceberem alguma necessidade extra dos estudantes, são bem-vindos a conversar com a coordenação.

Sobre o momento mais aguardado da noite, o professor Murrer deixou as seguintes palavras: “Então, quando todos vocês estiverem fazendo o juramento de vocês, eu estarei ali pedindo a Deus para abençoar a palavra e a vida de cada um de vocês, para que consigam cumprir esse juramento, e que Deus ilumine a vida e a formação de cada um.”

O professor Flórido também dirigiu algumas palavras aos alunos, honrando o título de ser o professor homenageado por eles. “Este momento marca o início de uma jornada repleta de aprendizado, desafios e conquistas para cada um de vocês. O jaleco, símbolo emblemático da profissão, representa não apenas a identidade de um futuro profissional da Odontologia, mas também valores de comprometimento, ética e dedicação, que serão fundamentais em suas carreiras profissionais. Ao vesti-lo, assumam o compromisso de cuidar da saúde bucal de seus pacientes com excelência, empatia e respeito”, destaca.

Oradores das turmas discursam com muita paixão

A estudante Maria Luiza Morais foi oradora de uma das turmas e, em seu discurso, afirmou que aquela sexta-feira certamente seria marcante na trajetória acadêmica dos estudantes ali presentes. “Hoje marca o início de alguns anos que exigirão de nós muito estudo, dedicação, a nossa convivência, troca de experiências, construção de vínculos, irmandade, colaboração e muita parceria. Podemos considerá-lo como porta de entrada para nossa atuação como profissionais que contribuirão para a saúde, o bem-estar e, sobretudo, para muitos sorrisos”, destaca.

Felipe Santos Moura foi o outro orador. Ele disse que o jaleco é um importante instrumento de trabalho, e quem o veste forma uma dupla imbatível para os pacientes. “Como Batman e Robin até funcionam separados, mas é melhor com um trabalho em equipe. Hoje, os alunos firmam uma parceria que de agora em diante os acompanhará por todos os anos de profissão. O simbolismo que a cerimônia do jaleco carrega vai além do ato de vestir o equipamento de proteção individual; perpassa desde a escolha da graduação até os futuros dias da atuação profissional. É o momento em que nós alunos assumimos um dever”, considerou.

Confira alguns registros:

Saúde e beleza buco-facial.