VIII Cerimônia de Psicologia da Unileão celebra jornada dos estudantes ingressantes e concluintes

Durante a cerimônia, os alunos receberam um broche (boton), simbolizando tanto as boas-vindas aos novos ingressantes quanto um marco significativo na trajetória dos concluintes.

11/06/2024 15:41 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nos dias 6 e 7 de junho, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizou a VIII Cerimônia da Psicologia, dividida em duas edições para acolher as cinco turmas do 1º e 10º semestre do curso. Durante a cerimônia, os alunos receberam um broche (boton), simbolizando tanto as boas-vindas aos ingressantes quanto um marco significativo na trajetória dos concluintes. O evento foi marcado por momentos de emoção e celebração, refletindo a importância dessas fases na vida acadêmica dos estudantes.

A professora Flaviane Troglio, coordenadora do curso de Psicologia da Unileão, afirmou que um dos momentos especiais da cerimônia é ver o orgulho e o amor nos olhares dos padrinhos e madrinhas. Além disso, ela expressou um desejo aos estudantes: “Eu desejo que vocês se tornem profissionais éticos e competentes, mas nunca deixem a gentileza e o acolhimento de lado. Eu tenho a certeza de que vocês contribuirão muito para a nossa profissão aqui na região e no nosso país”, disse.

Abertura de ciclos

Para Nicolas Alencar, ingressante no curso, a vida acadêmica está sendo uma experiência encantadora. “O primeiro semestre é um ciclo novo, os professores falavam que ia passar muito rápido e ninguém acreditava. Mas, está sendo uma experiência muito divertida com todo mundo que a gente conhece, estamos nos encantando com as disciplinas e com os professores também”, disse.

Homenagens e discursos

Além de acolher os novos alunos e celebrar a trajetória dos concluintes, a cerimônia prestou homenagens aos professores que desempenharam papéis fundamentais na formação dos futuros psicólogos, como a professora Indira Siebra, que foi a homenageada da turma de concluintes 123.10.

“Gostaria de compartilhar com vocês algumas palavras que acredito serem importantes para essa nova fase: primeiro – e muito importante – nunca parem de aprender e nem de estudar; segundo, cuidem de si mesmos; e, finalmente, não subestimem o poder da compaixão. Em um mundo muitas vezes marcado por indiferenças, a compaixão pode ser um farol de esperança e de possibilidades. Além disso, lembrem-se de que vocês não estão sozinhos nessa jornada. Vocês têm uns aos outros, seus professores, familiares, amigos e a mim, em breve colega de profissão”, disse a professora Indira.

Após as homenagens, iniciaram-se os discursos das turmas ingressantes, representadas pelos oradores Cícero Gilvânio Pinheiro (132.1), Maria Isabel Pereira (133.1) e Victória Ingrid (333.1). As turmas dos concluintes foram representadas por Anna Fabíola de Sousa (324.10) e Nadyelle Lopes (123.10).

Em seu discurso, Nadyelle ressaltou que os colegas chegaram ao fim de uma jornada importante e de grande responsabilidade. “Elevamos nosso nível profissional e pessoal, agora somos psicólogas e psicólogos. Que profissão necessária e difícil, onde o percurso nos lapida para nos aproximarmos do que somos – humanos – onde a escuta e a visão são usadas para levar outros a se encontrar e buscar autonomia. Somos a ponte entre a dor e a vitória. Avante, colegas psis, o mundo está precisando da nossa contribuição e nós estamos prontos”, enfatizou a oradora.

Confira os registros da Cerimônia:

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.