Da graduação ao sucesso: UniCarreiras destaca jornadas inspiradoras de egressos e estudante da Unileão

19/08/2024 08:10 am - Atualizado em 19/08/2024 08:11 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Na última quinta-feira (15), o Núcleo de Carreira e Profissão (NUCAP) da Unileão realizou o evento “UniCarreiras: compartilhando jornadas que inspiram”, em comemoração ao Dia do Estudante. Dos cinco convidados presentes, quatro eram egressos da Unileão e um era estudante do 10º semestre de Psicologia. Na oportunidade, cada convidado falou sobre sua jornada e compartilhou dicas com os participantes.

“A gente se forma e recebe o diploma, mas ainda não está formado(a), não”

João Vitor, estudante do 10º semestre do curso de Psicologia, ressaltou para os participantes que apenas o diploma não garante a formação completa que um profissional precisa. “A gente se forma e recebe o diploma, mas ainda não está formado, não. Temos uma vida inteira para construir nossa carreira, nossa profissão, para chegar até o outro e fornecer um serviço que dignifique aquela pessoa que está necessitando do nosso trabalho. Muitas vezes, achamos que um diploma basta, mas isso não é verdade. Precisamos estar sempre por dentro das atualizações”, disse.

Ele também ressaltou a importância de cuidar da saúde mental: “eu gostaria de falar que também é importante termos tempo de qualidade, porque uma mente cheia e um corpo adoecido não são produtivos. Um corpo adoecido não se movimenta. Além disso, é essencial construir boas relações dentro da universidade, enquanto estudantes”, destaca.

“No quarto semestre, eu comecei a fazer meu projeto [da pizzaria] porque precisava passar na disciplina”

Muitas das atividades realizadas ainda na graduação, como a construção de projetos, podem se transformar em oportunidades práticas de negócios lucrativos. Felipe Rodrigues, fundador do Grupo Lip, começou com essa ideia ainda na faculdade, sem imaginar o sucesso que alcançaria, mas sua determinação o levou mais longe do que ele jamais poderia imaginar. “No quarto semestre, eu comecei a fazer meu projeto [da pizzaria] porque precisava passar na disciplina. Tive que fazer o projeto na teoria e levar para a prática, apresentando no auditório do bloco A. A galera gostou e os professores começaram a me incentivar”, afirma.

Algum tempo depois, ele se viu desempregado e começou a pensar que precisava arrumar algo para fazer. “Então comecei a fazer esfiha, cuja receita encontrei no YouTube. Minha mãe tinha uma tapiocaria, levei para vender lá, e foi um sucesso. Na busca por novas oportunidades, passei a vender aqui na Unileão, para os colegas. Vi que tinha futuro e decidi investir”, destaca.

Hoje, a ideia que surgiu da necessidade de aprovação em uma disciplina é uma das maiores redes de pizzas e esfihas do Cariri, com quatro lojas. Ao final de sua fala, Felipe deixou algumas dicas para os participantes que desejam empreender. “Busquem sempre ser melhores do que foram ontem. Esqueçam o ‘vizinho’. Não se menosprezem para concorrer com os outros. Tenham foco, insistam, vejam os resultados e foquem neles, por menores que sejam. Tenham uma mente forte, principalmente hoje em dia, nas redes sociais, e mantenham uma mentalidade positiva e coragem. Tentem, e se errarem, voltem e façam de novo”, concluiu.

Trajetórias e Experiências

Também compartilharam suas experiências o professor Matheus Moura, que criou o canal “Bio Aulas” no YouTube, Míriam Suiane, participante da primeira turma do curso de Enfermagem da Unileão e, entre seleções e concursos, já soma mais de 15 aprovações. E, para finalizar, a advogada Vanessa Martins, vice-presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira da OAB Subseção Juazeiro do Norte, compartilhou sua trajetória como estudante e profissional, visto que ela é sócia do escritório Cardoso e Alencar Advocacia Especializada.

Confira os registros: