Unileão parabeniza profissionais da Psicologia no Dia do(a) Psicólogo(a)

Para comemorar a data, a coordenação do curso promoverá uma ação no pátio externo do bloco E.

27/08/2024 08:00 am - Atualizado em 19/08/2024 13:22 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Em 27 de agosto de 1962, a Psicologia foi oficialmente regulamentada como profissão por meio da Lei n° 4.119. Desde então, a área tem crescido significativamente no Brasil, que atualmente conta com 541.441 profissionais registrados no Conselho Federal de Psicologia (CFP), segundo dados atualizados até 13 de agosto. Contribuindo para esse crescimento, o curso de Psicologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) recebeu recentemente a nota máxima (5) em sua avaliação do INEP/MEC, sendo classificado como o melhor do Ceará e se posicionando entre os 5 melhores cursos de Psicologia do Brasil, considerando tanto instituições públicas quanto privadas. Confira a reportagem especial com a professora Flaviane Troglio, coordenadora do curso de Psicologia da Unileão:

1. Na opinião da senhora, quais diferenciais do curso de Psicologia o levou à nota máxima no MEC e no ranking nacional?

Penso que a nota máxima alcançada no INEP/MEC colocando o curso de Psicologia da Unileão como o 1º no estado do Ceará e top 5 no ranking nacional é resultado da combinação de diversos fatores. Em primeiro lugar, destaco o corpo docente altamente qualificado e extremamente comprometido com a formação de nossos alunos, que proporciona uma formação sólida e atualizada. Além disso, a matriz curricular dinâmica e inovadora, que contempla as demandas do mercado de trabalho e as tendências da área. A valorização da extensão, a estrutura da IES, nosso Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), as práticas de estágios supervisionados e a criação de um ambiente de aprendizagem colaborativo e acolhedor também contribuíram para esse resultado.

1. O que a Psicologia tem a celebrar nesta data comemorativa?

A Psicologia tem muito a comemorar! Nesta data, celebramos a importância e reconhecimento da nossa área para a promoção do bem-estar individual e social.

A Psicologia possui um impacto social enorme, contribuindo para a compreensão do comportamento humano, para a prevenção e o tratamento de transtornos mentais, para o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis e para a construção de uma sociedade mais justa e equânime.

1. Qual sua experiência em coordenar esse curso tão importante para a sociedade?

Coordenar o curso de Psicologia é uma experiência extremamente gratificante. É uma oportunidade de contribuir para a formação de futuros profissionais que farão a diferença na vida das pessoas. Ao longo desses anos, tive a oportunidade de acompanhar de perto o crescimento e o desenvolvimento dos nossos alunos, e de ver como eles se tornam profissionais competentes e engajados com a causa da Psicologia. É muito gratificante saber que estamos formando profissionais preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e para promover a saúde mental da população.

1. Que mensagem a senhora gostaria de deixar para os estudantes e profissionais?

A Psicologia é uma área desafiadora, mas também muito gratificante. Estudem com dedicação, procurem sempre se atualizar e não tenham medo de buscar novas oportunidades. Para os profissionais, a mensagem é de que continuemos buscando a excelência em nosso trabalho, de que nos mantenhamos atualizados com as novas pesquisas e tendências da área, sempre com muita ética e compromisso. A Psicologia é uma área em constante transformação, e precisamos estar preparados para acompanhar essas mudanças.

Em comemoração ao Dia do Psicólogo, a Unileão expressa seu profundo reconhecimento e apreço pela dedicação e empenho dos estudantes e profissionais da área de Psicologia. Parabenizamos todos(as) aqueles que, com sensibilidade e compromisso, contribuem para o bem-estar e o desenvolvimento emocional de nossa sociedade.

Saiba mais sobre o Serviço de Psicologia Aplicada

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) oferece atendimentos psicológicos variados para o público interno e externo, onde os estudantes realizam estágio supervisionado. Os atendimentos abrangem áreas como psicoterapia de família, psicoterapia de grupo, orientação profissional, avaliação psicológica e psicoterapia individual (crianças, adolescentes, adultos e idosos), além do plantão psicológico, que acolhe a pessoa no exato momento da sua necessidade. Informações sobre inscrições para atendimentos podem ser obtidas com a recepção do Serviço de Psicologia Aplicada pelo telefone (88) 2101 1048.

Ação Dia do(a) Psicólogo(a)

A coordenação do curso de Psicologia e o Programa de Educação Ambiental e Social (PEAS/PSI) da Unileão promoverá uma ação em comemoração ao Dia do Psicólogo, no pátio externo do bloco E, no intervalo das aulas. As atividades comemorativas consistem em apresentações musicais de artistas do curso, a entrega de um mimo a todos os acadêmicos e um momento de confraternização. Participe!

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.