A programação foi dividida em quatro palestras, que abordaram desde estratégias de marketing até os impactos da Reforma Tributária no Brasil.
Nos dias 17 e 18 de setembro, os cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizaram o I Simpósio de Administração e Contabilidade. O evento aconteceu no auditório do Bloco E e contou com a palestra de um egresso que hoje é destaque em sua área de atuação e outros convidados especiais.
A programação foi dividida em quatro palestras, que abordaram desde estratégias de marketing até os impactos da Reforma Tributária no Brasil.
Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Marília Oliveira, a escolha dos temas e convidados foi pensada para reforçar a relevância das duas profissões. “Essa programação foi pensada com muito carinho, com temáticas interligadas que dialogam entre si, para que vocês percebam a importância dessas duas profissões. Estamos realizando este momento em alusão ao Dia do Administrador, comemorado em 9 de setembro, e ao Dia do Contador, celebrado no próximo dia 22”, destacou.
Para a coordenadora do curso de Administração, professora Noélia Marques, o simpósio representou também uma celebração do ambiente acadêmico da Unileão. “Mais do que o dia da profissão ou um conhecimento específico, este é um momento de celebrar nosso ambiente acadêmico, a construção do saber. Que todos aproveitem, que seja uma experiência enriquecedora, que possam tirar ideias do papel e olhar para suas profissões e para as temáticas que vamos abordar de uma forma diferente”, afirmou.
Na abertura, o egresso Alef Kevin e o convidado Viana Neto compartilharam suas experiências profissionais e inspiraram os estudantes com suas trajetórias. Alef, empresário e criador do método “Hackeando a Medicina”, destacou a importância de três pilares para o sucesso: visão, coragem e competência. Ele relembrou momentos no início de sua trajetória profissional que o fizeram ver o empreendedorismo com outros olhos.
“Me vi numa situação em que me perguntei: ‘qual o sentido de trabalhar em um lugar onde não tenho oportunidade de crescer?’ Foi aí que comecei a me incomodar mais e pensei em criar a minha própria oportunidade. Comecei a fazer coisas diferentes e consegui subir de cargo, mas ainda não estava satisfeito. Contava com uma ajuda de custo do meu avô para pagar a faculdade, e então comecei a vender itens avulsos. Tinha dia que eu vendia roupas, sapatos, relógios… Eu estava no modo sobrevivência. Ainda não tinha um negócio, mas aquele já era o começo”, relembrou.
Hoje, especialista em marketing médico, administrador de empresas e mentor de centenas de médicos por todo o Brasil, Alef compartilhou insights valiosos com os estudantes, ajudando-os a enxergar ou entender quais são suas zonas de genialidade.
“Muitos de vocês já são grandes, só que às vezes se comportam como se não fossem. Ou se olham no espelho e se veem pequenos. Isso acontece muito, é uma autossabotagem que atrapalha demais o crescimento de vocês. No início, o degrau parece gigante, mas eu preciso que vocês tenham clareza do que estão fazendo e se é algo genuíno”, destacou.
Já Viana Neto, líder da plataforma Empresas do Banco Santander, trouxe reflexões sobre mercado financeiro, investimentos e educação financeira. Ex-estagiário do banco, ele contou como conquistou o cargo de liderança em pouco tempo e reforçou a importância da preparação acadêmica em sua carreira.
No segundo dia do simpósio, as palestras foram conduzidas por Jucelino Matos e Emerson Andrade. Jucelino abordou Business Intelligence e Analytics, enquanto Emerson apresentou um panorama sobre a Reforma Tributária no Brasil, tema atual e de grande relevância para administradores e contadores.
Empreender com inovação, identificando oportunidades na gestão de negócios.