O Comitê acompanha pesquisas que envolvem seres humanos, zelando pelos aspectos éticos que asseguram tanto o respeito individual quanto coletivo.
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) está em festa. Nesta segunda-feira, 6 de outubro, o órgão completa 14 anos de atuação em defesa da integridade e dignidade dos participantes de pesquisas científicas.
Aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) em 2011, o CEP acompanha pesquisas que envolvem seres humanos, zelando pelos aspectos éticos que asseguram tanto o respeito individual quanto coletivo, sempre em consonância com o pluralismo moral da sociedade brasileira.
Colegiado multiprofissional
O colegiado do CEP é multiprofissional e transdisciplinar, formado por 26 membros relatores e 4 representantes dos participantes das pesquisas. Entre as áreas do conhecimento estão Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Filosofia, Linguística, Letras, Artes e Comunicação, Ciências Biológicas, Tecnologia e Geociências, Informática, Ciências Exatas e Ciências Jurídicas.
Como funciona a avaliação de uma pesquisa?
O Comitê está apto a receber até 30 protocolos de pesquisa por mês, encaminhados tanto pela Unileão quanto por outras instituições indicadas pela CONEP. Em cada protocolo, são verificados os padrões metodológicos e científicos, tendo como base primordial o bem-estar dos participantes.
Após a análise, o CEP emite o parecer consubstanciado, em conformidade com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. As reuniões de análise acontecem sempre nas últimas segundas e sextas-feiras de cada mês.
Atendimento à comunidade acadêmica
O CEP/Unileão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h45, no campus Crajubar, sob coordenação da professora Samara Romão da Costa Facundo de Oliveira e vice-coordenação do professor Nairton Coelho.
Endereço: Av. Padre Cícero, nº 2830 – Triângulo, Juazeiro do Norte
Telefones: (88) 2101-1033 | (88) 9400-5456
E-mail: [email protected]