(88)99216-3040

Dia do Fisioterapeuta na Unileão: vinte anos de histórias que inspiram e transformam

Em comemoração aos 20 anos do curso, a Unileão traz relatos de professores que ajudam a escrever essa trajetória de excelência.

13/10/2025 08:01 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), o Dia do Fisioterapeuta, celebrado em 13 de outubro, ganha um significado especial em 2025.

A data coincide com os 20 anos de criação do curso de Fisioterapia, que ao longo de sua trajetória conquistou nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e está entre os 50 melhores do Brasil, segundo o Ministério da Educação (MEC).

É uma história de excelência construída com dedicação, inovação e o compromisso de formar novos fisioterapeutas que unem ciência, cuidado e humanidade.

Profissão em movimento e tecnologia a serviço da aprendizagem

Entre os profissionais que ajudaram a construir essa história está Antônio Camurça, que ingressou no quadro de docentes em 2014.

Natural de Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará, a chegada em Juazeiro do Norte foi motivada pela busca de desafios e oportunidades. Ao refletir sobre os avanços da Fisioterapia, destaca a velocidade com que a área se transforma.

“A Fisioterapia hoje representa crescimento, amadurecimento, ganho de conhecimento, entrega. No que eu quero ver o outro melhor, eu preciso melhorar. A gente vê isso no aluno que se transforma junto com a gente e no paciente que recebe a transformação vinda até da mão do estagiário”, afirma.

Sobre o impacto das novas tecnologias, reconhece que a fisioterapia “se transforma muito rápido”, mas não significa que “a Inteligência Artificial vai tomar o lugar do fisioterapeuta”. Ao contrário: é necessário agregá-la à prática profissional, para potencializar o que já é feito.

Segundo ele, hoje é possível utilizar softwares de análise de marcha para avaliar pacientes que, após um AVC [Acidente Vascular Cerebral], perderam a capacidade de deambular ou apresentam dificuldades significativas para andar.

“Para que o aluno compreenda melhor como o paciente se movimenta, realizamos uma análise digitalizada da marcha. Filmamos o paciente e, a partir disso, conseguimos identificar em qual fase da marcha há alterações, quais músculos estão comprometidos e quais movimentos não estão sendo executados adequadamente”, explica o docente. Esse tipo de recurso, tanto reforça quanto potencializa o aprendizado dos estudantes.

“Eu me formei há 15 anos. Acho que boa parte do que eu aprendi na minha graduação, não utilizo mais na minha prática. Hoje, a formação é muito mais integralista, aborda muito mais aspectos variados, é muito mais baseada em evidência. E a evidência hoje circula muito rápido”, considera.

Neste contexto, ele defende, a formação profissional exige constante atualização e sensibilidade.

“Que a gente nunca perca a capacidade de nos sensibilizar pelo nosso entorno, pelo nosso paciente, pela nossa comunidade, pelo nosso aluno, pelo profissional que está do nosso lado, pela equipe que trabalha conosco, porque é isso que vai dar o resultado final da nossa empreitada como fisioterapeuta, que é reintegrar essas pessoas à vida”.

“Ser fisioterapeuta é escolher e (re)escolher com propósito”

A trajetória da professora Anny Karolliny Pinheiro na Fisioterapia começou em 2007, quando ingressou na então Faculdade Doutor Leão Sampaio, integrando uma das primeiras turmas do curso.

Ela conta que, ainda no terceiro ano do ensino médio, sentia-se incomodada com o padrão de escolha profissional que predominava entre os colegas.

Foi nesse contexto que, ao pesquisar sobre a Fisioterapia — recém-chegada à região — despertou nela o desejo de seguir esse caminho.

Formada em 2011, época em que o curso tinha duração de quatro anos e meio, após a graduação seguiu para Fortaleza.

Lá se aprimorou em reabilitação cardíaca e transplante, além de se especializar em terapia intensiva — áreas em que atua até hoje.

Pouco tempo depois de retornar à região, surgiu a oportunidade de ingressar na docência.

Desde 2016, é supervisora de estágio e destaca que esse papel lhe permite contribuir para a melhoria da assistência fisioterapêutica por dois caminhos: pela prática clínica e pela formação de novos profissionais.

“A docência me trouxe a possibilidade de impactar a assistência em fisioterapia não apenas com minhas mãos, mas também com o conhecimento que compartilho com os futuros fisioterapeutas […] Hoje entendo que não fui escolhida pela fisioterapia, eu escolho diariamente estar nela”, ressalta.

Transformações na Profissão

Ao refletir sobre os 20 anos do curso, a professora Anny enfatiza as inúmeras transformações que a profissão vivenciou, indo além das especialidades já conhecidas pela comunidade.

“Hoje temos fisioterapeutas atuando em oncologia, lesões vasculares, terapia intensiva, reabilitação cardíaca, e também em áreas emergentes como reabilitação visual e reabilitação desautonômica”, explica.

Como egressa, Anny testemunhou de perto essas mudanças. Ela lembra que, no início, a clínica-escola era pequena e funcionava junto ao campus Saúde. Com o tempo, houve uma mudança para o campus Lagoa Seca e, atualmente, a estrutura está em expansão, com a quase inauguração do prédio da pediatria respiratória.

“A fisioterapia cresce, e a Unileão cresce junto, trazendo novas possibilidades para a comunidade”, afirma com orgulho.

Venha fazer parte dessa história

Celebrar 20 anos é também abrir portas para os próximos capítulos. O curso reúne tradição, nota máxima do MEC, infraestrutura de moderna e professores referência no ensino e na prática clínica.

Cada estudante encontra a chance de transformar vidas e se tornar protagonista de uma história de impacto social.

Formas de ingresso

Mega Vestibular e Vestibular Digital – provas presenciais e online.

• Ingresso via ENEM – aproveite sua nota sem precisar fazer nova prova.

Transferência Externa – para estudantes vindos de outras instituições.

Ingresso para Graduados – quem já possui diploma pode iniciar nova formação.

A Unileão também oferece programas de bolsas e financiamentos, ampliando o acesso à graduação.

Saiba sobre o curso de Fisioterapia neste link.

Acompanhe as novidades e o dia a dia do curso pelo perfil: @fisiounielao

Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.


COMPARTILHE: