Pesquisas abordam temas como promoção da saúde, práticas de cuidado, educação em saúde e políticas públicas. Saiba mais!
A excelência e o compromisso com a formação científica marcam a participação da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Família e Comunidade (LAESFC) do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) na IX Jornada Científica do PRODER e na II Conferência Internacional de Saúde e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A Liga teve seis trabalhos aprovados, todos voltados para temáticas relevantes da Saúde Coletiva, reafirmando o protagonismo dos estudantes e docentes da Unileão na produção científica e no fortalecimento das práticas em saúde pública.
Os estudantes e docentes da LAESFC desenvolveram pesquisas com diferentes perspectivas dentro da Atenção Primária à Saúde, abordando temas como promoção da saúde, práticas de cuidado, educação em saúde e políticas públicas. A diversidade temática evidencia a maturidade científica da Liga e reforça o compromisso da Unileão com uma formação crítica, ética e transformadora para os futuros profissionais da saúde.
Conhecimento científico que transforma
Para os professores orientadores da Liga, Erine Dantas, Andréa Couto e José Nairton, o reconhecimento desses trabalhos representa mais do que um resultado acadêmico: é a confirmação do impacto que a pesquisa e a extensão exercem na formação integral dos estudantes.
“As produções da LAESFC expressam o que há de mais genuíno na formação em Saúde: o diálogo entre teoria e prática, o olhar sensível para as comunidades e a capacidade de transformar realidades por meio do conhecimento científico”, destacam os docentes.
Eles reforçam, ainda, que o envolvimento dos estudantes na pesquisa desde a graduação é essencial para consolidar uma formação crítica, reflexiva e humanizada.
“Cada trabalho aprovado simboliza o esforço coletivo de uma Liga que pensa a saúde de forma ampliada, integrada e socialmente comprometida. Isso reflete a missão da Unileão de formar profissionais capazes de promover cuidado e cidadania por meio da ciência”, completam.
Com esses resultados, a LAESFC consolida sua atuação como um importante espaço de iniciação científica e de fortalecimento da Saúde da Família e da Comunidade, demonstrando que pesquisa, extensão e ensino podem – e devem – caminhar juntos na construção de um SUS cada vez mais resolutivo, humano e transformador.
Saiba mais sobre o curso de Enfermagem da Unileão clicando aqui.