Trabalho desenvolvido pela Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Família e Comunidade recebeu destaque por sua análise crítica e compromisso com a equidade no SUS.
A Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Família e Comunidade (LAESFC) da Unileão conquistou a Menção Honrosa em 1º lugar na IX Jornada Científica do PRODER (Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável) e II Conferência Internacional de Saúde e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O reconhecimento foi concedido ao trabalho “Determinantes Sociais de Saúde: acesso e equidade no Sistema Único de Saúde”, desenvolvido pelos estudantes Pedro Gustavo Tavares Souza e Wevila Braz Oliveira Pimenta.
Orientada pelos professores José Nairton Coelho da Silva, Andréa Couto Feitosa e Erine Dantas Bezerra, a pesquisa apresentou uma análise crítica dos fatores sociais que influenciam o acesso da população aos serviços do SUS, propondo caminhos para uma atenção mais justa, integral e alinhada aos princípios da equidade.
Segundo os docentes, a premiação reafirma o compromisso da LAESFC com a produção científica e com a formação de profissionais sensíveis às desigualdades sociais, capazes de atuar com responsabilidade, criticidade e engajamento na defesa da saúde como direito de todos.
Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.