Está se perguntando por que fazer pós-graduação? Muita gente tem dúvidas sobre o quanto vale a pena investir em qualificação profissional.
Isso porque ela costumava ser vista apenas como um caminho para quem quer se diferenciar – e ainda é. Porém, diante da competitividade do mercado de trabalho, virou também questão de sobrevivência.
Ou seja, quem para na graduação ou não se preocupa em ganhar novos conhecimentos corre o risco de ser passado para trás.
E você não quer que isso aconteça na sua vida profissional, não é mesmo? Então continue lendo!
Veja 10 motivos para você voltar a estudar agora mesmo!
A graduação é, com certeza, a base para a formação de todo profissional. No entanto, o curso não dá conta de se aprofundar em todos os temas importantes.
Mas a pós-graduação existe para isso. A proposta é formar pessoas especializadas em determinado assunto de sua área de atuação.
E geralmente quem faz uma pós-graduação já tem um pouco de experiência de mercado, o que é fundamental para tornar mais proveitosas as reflexões feitas ao longo do curso.
Diferentemente de uma graduação, você não leva tanto tempo para se formar. Isso porque as instituições sabem que a maioria tem pouco tempo livre para se dedicar aos estudos.
Além de ter uma duração menor, os cursos de pós-graduação têm horários adaptados à rotina de trabalho dos alunos.
Dessa forma, você pode continuar investindo na sua formação sem ter que deixar suas outras obrigações de lado.
Há quem pense que a pós-graduação seja limitada às áreas ligadas à Administração, Direito ou Gestão Financeira, por exemplo.
Mas fique sabendo que existem cursos voltados para todas as áreas e em diferentes modalidades. Enquanto alguns são mais focados em pesquisa acadêmica, outros capacitam profissionais para o mercado de trabalho.
Portanto, com base nos seus interesses e plano de carreira, faça uma pesquisa sobre as formações disponíveis para encontrar a ideal.
Ter uma pós-graduação também ajuda a aumentar o nível de empregabilidade, ou seja, as chances de ser contratado e se manter empregado.
Isso porque as empresas valorizam os profissionais que se preocupam com a própria qualificação. E o investimento em educação é um sinal disso.
Sendo assim, essa formação coloca você à frente dos outros candidatos nos processos seletivos, sobretudo para as vagas com maiores exigências técnicas.
Ser um profissional desatualizado pode acabar com as suas chances de crescer na carreira. É preciso ter em mente que o mundo está em constante mudança e a gente precisa acompanhar as transformações.
Porém, com a correria do dia a dia, é comum as pessoas não se darem conta de acompanhar as últimas tendências.
E os cursos de pós-graduação estão aí para isso também. Além de aumentar sua bagagem de conhecimento, a formação apresenta as novidades que podem contribuir com a produtividade dos setores.
Outra vantagem que a pós-graduação traz é a oportunidade de desenvolver habilidades fundamentais para a sua evolução.
Isso vale tanto para as habilidades técnicas da sua profissão quanto para as comportamentais, como liderança, criatividade, trabalho em equipe, oratória etc.
Todas elas são importantes para que você se torne um profissional de excelência. Afinal de contas, quem se destaca no mercado são aqueles prontos para lidar com diversas atribuições.
A pós-graduação também é o caminho para quem deseja crescer profissionalmente e ocupar cargos estratégicos dentro das organizações.
Enquanto especialista, as chances de você ser promovido ou chamado para um novo emprego mais atrativo são bem maiores. Depois de conferir os motivos anteriores, nem é preciso explicar por que, não é?
Dificilmente alguém consegue ir longe na carreira sem investir em conhecimento técnico, novas habilidades e competências.
Um profissional reconhecido pelo seu nível de qualificação costuma ver seus esforços se refletirem na remuneração.
Segundo uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), profissionais pós-graduados recebem em torno de 66% a mais que os colegas que fizeram apenas graduação.
Portanto, quem está em busca de um aumento de salário deve continuar estudando. É a melhor estratégia para conseguir ter mais qualidade de vida e alcançar seus objetivos.
Durante o curso de pós-graduação, os estudantes têm um convívio próximo com os colegas de turma. E cada um deles ocupa uma posição diferente no mercado de trabalho.
Ou seja, todos podem aprender muito um com o outro, já que as trocas entre as pessoas contribuem com o aprendizado.
Além disso, no futuro, esses contatos podem fazer toda a diferença na sua carreira por meio da indicação para vagas de emprego e parceria em projetos importantes.
Há ainda aqueles que desejam mudar de profissão. Se você pensa nisso, saiba que fazer uma pós-graduação é uma ótima ideia.
Embora alguns cursos de pós-graduação sejam direcionados para profissionais graduados em determinada área, muitos não são.
Isso significa que você pode escolher uma especialização em uma área do seu interesse, independentemente da graduação que você fez. E, a partir disso, dar um novo rumo para a sua carreira.
Depois de conferir os motivos, a gente até chega a pensar que a dúvida não deveria ser por que fazer pós-graduação, mas por que não fazer, concorda?
Afinal, é um investimento que só traz resultados positivos na sua vida profissional.
Já pensou ser uma referência para os seus colegas de profissão? Descubra qual o caminho para chegar lá!