Um profissional pós-graduado tem muito mais chances de se dar bem no mercado de trabalho. Inclusive, você já deve ter ouvido várias vezes que o segredo para se destacar está na qualificação profissional.
Até pouco tempo atrás, ter um diploma de graduação era um grande diferencial no currículo. No entanto, hoje ele não é mais suficiente para quem quer crescer na profissão.
Se você deseja ser reconhecido ou conquistar um novo emprego, por exemplo, a pós-graduação precisa fazer parte dos seus planos.
E a gente vai mostrar por quê!
Continue lendo para entender como essa formação superior contribui com a sua carreira e descobrir se vale a pena fazer esse investimento.
Motivos para investir em qualificação não faltam. Mas resolvemos listar aqui as principais razões para você se tornar um profissional pós-graduado:
Lembra de quando você saiu da faculdade se sentido preparado para encarar o mercado de trabalho? Por mais desafiador que seja o começo de carreira, é ótimo sentir que os conhecimentos ainda estão frescos na nossa mente.
Mas o tempo vai passando, você entra no ritmo da rotina de trabalho e começa a se deparar com novos desafios.
Isso acontece porque todas as profissões passam por constantes transformações. Para acompanhar as mudanças, é preciso se atualizar.
Ou seja, hora de voltar aos estudos!
Na pós-graduação, você fica em dia com as novidades da sua área de atuação e não corre o risco de ser visto como um profissional defasado.
Essa atualização serve de combustível para você crescer na carreira. Afinal, trata-se de uma experiência de peso que vai ficar estampada no seu currículo.
Embora você possa acompanhar as mudanças por conta, nada melhor do que apostar em uma formação dedicada a isso, concorda?
Além de conhecimento teórico, o curso de pós-graduação ajuda os profissionais a desenvolverem as competências valorizadas pelo mercado de trabalho.
A empregabilidade diz respeito às chances de ser contratado ou se manter em um emprego. E ela está diretamente ligada às qualificações.
Ao fazer uma pós, você se torna especialista em um determinado assunto da sua área de atuação. Isso significa que conhecimentos específicos e competências mais complexas passam a fazer parte do seu repertório.
Não é à toa que as empresas sentem mais confiança no profissional pós-graduado em comparação a quem tem apenas a graduação.
Outra vantagem é a possibilidade de conseguir um aumento de salário ou ser chamado para vagas que oferecem uma remuneração mais atraente.
É comum ouvir relatos de profissionais que não têm reajustes de salário há muito tempo. Nesse sentido, a pós-graduação ajuda também.
Isso porque a empresa percebe que você se preocupa com o seu desenvolvimento e está comprometido com a carreira.
Ainda, na hora de oferecer um salário para um novo funcionário, as organizações levam em conta tanto a experiência de mercado quanto o nível de qualificação.
Ao entrar em contato com novos conhecimentos, ideias, habilidades e ferramentas, você ganha uma perspectiva diferente em relação ao seu trabalho.
É como se os limites da sua atuação se expandissem, mostrando a você novas possibilidades.
Esses caminhos podem estar ligados a uma mudança de emprego ou até mesmo a um novo projeto no seu emprego atual.
Portanto, a pós-graduação é uma formação que ajuda você a criar coragem para colocar suas ideias em prática.
Nem todo mundo associa o crescimento a uma mudança de emprego. Afinal, você pode se desenvolver profissionalmente onde estiver.
A partir do momento em que você passa a investir em capacitação, a melhora no desempenho é nítida.
Durante a formação, as pessoas desenvolvem outro olhar em relação às suas atividades diárias. Dessa forma, conseguem promover mudanças significativas na empresa.
Uma excelente estratégia para abrir portas no mercado de trabalho é o networking. Portanto, alimente a sua rede de contatos profissionais.
Isso porque os seus colegas de profissão podem ter um papel importante na sua carreira. É bem provável que, em algum momento, um contato feito na pós-graduação indique você para uma vaga de emprego, por exemplo.
Mas não basta apenas salvar os contatos na agenda.
É preciso cultivar essas relações. Por meio das trocas, você fortalece seus relacionamentos e pode aprender lições valiosas para levar para a vida toda.
Para fechar a nossa lista, não podíamos deixar de falar desta vantagem: a mudança de carreira.
Se você não está gostando do trabalho e percebeu que tem outros interesses, a pós-graduação é a solução.
Muita gente pensa que para mudar de carreira é preciso fazer outra graduação. E nem sempre é o caso.
Existem diversos cursos de pós-graduação que não exigem formação específica dos candidatos. Assim, você tem uma maior liberdade para escolher um caminho alinhado aos seus objetivos.
Depois de conferir as vantagens de ser um profissional pós-graduado, você já deve ter algumas pistas.
Em primeiro lugar, temos que ressaltar que, para se inscrever em uma pós-graduação, é preciso ter um diploma de graduação. Embora alguns cursos exigem formação básica na área, isso não é uma regra.
Portanto, a pós-graduação é o segundo degrau do ensino superior e inclui os cursos de especialização, MBA, mestrado e doutorado.
Quem costuma investir neles são os profissionais que sentem a necessidade de aprender mais, seja qual for a motivação.
Então, resolvem buscar o curso que atenda aos seus objetivos de carreira e os ajudem a tirar proveito das vantagens que listamos neste artigo.
Como saber qual tipo de pós-graduação tem a ver com você? Faça o teste e comece a sua jornada de qualificação!