(88)99216-3040
  1. INTRODUÇÃO

A Enactus Brasil é parte de uma organização internacional sem fins lucrativos, com sede nos Estados Unidos e presença em 35 países, dedicada a inspirar jovens universitários a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. Nosso papel é conectar o mundo corporativo e o mundo acadêmico, criando um ambiente para que a energia e a criatividade dos universitários tragam respostas às demandas por negócios mais sustentáveis. O resultado do nosso trabalho são soluções de impacto socioambiental para comunidades, empresas parceiras, e a formação de novas gerações de líderes comprometidos em construir um mundo melhor e um país mais justo.

  1. METODOLOGIA

Para enriquecer a jornada empreendedora dos estudantes, o programa Enactus oferece acesso a diversas oportunidades de aprendizagem e conexão com o ecossistema de negócios global, servindo de ponte entre o mundo acadêmico e o mundo corporativo. Dessa forma, impulsionamos os times na busca pelo endereçamento de problemas reais, utilizando princípios de negócios e inovação para beneficiar pessoas e meio ambiente, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

  1. MISSÃO, VISÃO E VALORES DA MATRIZ ENACTUS WORLDWIDE

Nossa visão Jovens líderes em todos os lugares usam inovação e habilidades de negócios para garantir que todas as pessoas prosperem em um mundo sustentável. Nossa missão A Enactus é uma rede de líderes comprometidos em usar os negócios como um catalisador para um impacto social e ambiental positivo. Educamos, inspiramos e apoiamos os jovens a usar a inovação e o empreendedorismo para resolver os maiores problemas do mundo. Nossos valores Integridade Paixão Inovação Colaboração.

  1. 4. SOBRE A ENACTUS UNILEÃO

O Time Enactus Unileão tem como missão “Desenvolver profissionais, capazes de contribuir para o desenvolvimento do país, embasados na responsabilidade social e na ética, visando o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos, como também integrar o lado Pessoal, Profissional e Pessoal – PPS, dentro do Sistema SOTUS e de acordo com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas – ONU.

  • O PPS é a metodologia voltada ao desenvolvimento Pessoal, ou seja, quando eu aceito minha qualidade e meus defeitos bem como minhas características profundas, o segundo P se refere ao profissional, ou seja, minhas diretrizes, repertório cultural e qualidades. E o S é referente a sociedade, que é voltado ao a comunicação, respeito e aceitação perante o quadro social, político, econômico e religioso.
  • O Sistema SOTUS é um sistema originalmente de trote universitário, com raízes na América do Norte, Europa e Ásia, com o intuído de criar líderes, vínculo entre os novatos e veteranos e por fim uma comunidade mais consciente.
  • Os ODS da ONU são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável divido em 17 focos para a construção de um mundo mais consciente, ecologicamente correto e sustentável e com isso enfoca a ação empreendedora. Os três pontos se ligam com os 04 (quatro) projetos desenvolvidos pelo time, a partir do momento que visa o empoderamento da sociedade como um todo, principalmente do pessoal e a preservação do meio ambiente. Tendo em vista essa ligação, observou a necessidade da criação de projetos que englobassem todos esses dizeres e trabalhassem de maneira ativa na construção de um mundo mais correto e consciente.
  1. NOSSO FUNCIONAMENTO

Funcionamos através da seguinte ordem hierárquica:

  • A Presidência, responsável pela organização e administração do Programa de Extensão, assim como dos seus projetos e membros e pela representação da entidade de forma passiva e ativa, judicial e extrajudicialmente, presidir assembleias e reuniões, organizar e manter correspondências e arquivos do Programa, Represente Discente Institucional, Supervisor Geral do Campo, Analista de Campo e Instrutor de projetos e capacitações.
  • Secretaria de Inovação, Pesquisa e Monitoramento, responsável por planeja, superintende, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de pesquisa, inovação, acompanha as atividades e fomentar nova técnicas de tecnologias, entre outros, para melhor desenvolvimento do time e liderança operacional.
  • Secretaria de Assistência, Gestão Social e do Trabalho, responsável pela execução de atividades administrativas, controle e preenchimento de planilhas, produção de documentos técnico-científicos, realizar atividades interdepartamentais e administrativas, auditorias de planilhas de cargas horárias mensal, com análise quantitativa e qualitativa das horas trabalhadas e atividades que foram executadas.
  • Secretaria de Educação, Cultura e Comunicação, responsável pela criação de projetos de comunicação visual, novos produtos e embalagens, desenhos de logotipos, formatação de qualquer tipo de material visual como panfletos, outdoors e páginas da internet, coordenação e produção de conteúdo para mídias sociais, elaboração das estratégias de ações, planejamento e gestão de mídia, criação, acompanhamento e execução de eventos, formalização de propostas, realização de follow-up dos fechamentos de negócios e avaliação de resultados, avaliação de satisfação do cliente e manutenção do padrão de qualidade, avaliação da logística e da viabilidade do que é solicitado, mensuração de todas as mídias produzidas, arquivamento de documentos e solicitações dentro do departamento e todo mês ver o alcance de mídias gerado por suas publicações nas redes sociais.
  • Secretaria de Administração de Projetos, responsável por auxiliar a coordenação de atividades nos projetos juntamente aos líderes de projeto, por desenvolver trabalho de pesquisa junto aos editais lançados pela Enactus Brasil, bem como a outros editais que os projetos do time atendam aos critérios, sistematização das informações oriundas de todos os projetos, tais como aumento de renda familiar, números de capacitações, treinamentos, dentre outros.
  • Secretaria de Esporte e Lazer, responsável pela construção a viabilização de atividade em campo relacionadas aos esportes e suas modalidades, bem como momentos de imersão e capacitações relacionadas ao clima organizacional e estrutura de aplicação.
  • Secretaria de Assessoria Jurídica e de Finanças, responsável pela prestação de assistência na elaboração de documentos, controle e organização de serviços externos e acompanhamento de processos, prestação de assistência no gerenciamento do fluxo de caixa, controle bancário, emissão de relatório de contas, e organização de recibos e comprovantes, elaboração de orçamentos, relatório de gastos e balanço patrimonial.

6.  OS PROJETO SÃO:

  • Projeto Juntos Comigo que busca como público-alvo jovens estudantes do ensino médio provenientes de escolas públicas e privadas, como acadêmicos do próprio Centro Universitário Doutor Leão Sampaio – UNILEÃO, e tem o intuito de diminuir a evasão escolar e acadêmica, como também capacitar esses jovens para suas futuras vidas profissionais, trabalhando os âmbitos social e pessoal, também. Os ODS do projeto são: 4: Educação de Qualidade, 5: Igualdade de Gênero e 10: Redução das Desigualdades.
  • Projeto Kaktus tem como público-alvo comunidades rurais que já tenham em seu cotidiano a prática da agricultura, a ideia é conscientizar e capacitar esses agricultores sobre a produção orgânica, gestão e empreendedorismo, o que traria benefícios tanto para as questões ambientais de preservação de solo, como também contribuir para o aumento da renda dessas famílias. Os ODS do projeto são: 1: Erradicação da Pobreza, 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável, 3: Saúde e Bem-Estar e 8: Trabalho Decente e Crescimento.
  • Projeto Reviver Parque das Timbaúbas, que tem como público-alvo o Parque Municipal Natural Municipal das Timbaúbas e com a missão de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres. Gerir de forma sustentável as áreas verdes do parque e preservação, a arborização da cidade, tendo como intuito também de o combate à desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter as perdas da biodiversidade. Os ODS do projeto são: 3: Saúde e Bem-Estar, 4: Educação de Qualidade, 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis, 13: Ação Contra a Mudança Global e Clima, 15: Vida Terrestre e 17: Parcerias e Meios de Implementação.
  • Projeto Enactus Leão Sport, que tem como público-alvo alunos de ensino médio de escolas públicas ou privadas e universitários, com o intuito de impactar as pessoas através do esporte, diminuir a marginalidade e construção de uma sociedade mais saudável físico e psicologicamente. Os ODS do projeto são: 3: Saúde e Bem-Estar, 4: Educação de Qualidade, 5: Igualdade de Gênero e 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
  1. OPERACIONAL:

Presidente/Coordenador do Programa e Projeto de Pesquisa e Extensão: Luiz Gabriel Lucena.

Professor Conselheiro: Jaime Romero de Souza.

Cursos dos Alunos Participantes Atuais: Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia.