Curso de Enfermagem da Unileão realiza Mostra Interdisciplinar de Educação em Saúde

Atividade ocorreu nos dias 25 e 27 de novembro. Os alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) promoveram, durante este semestre, um conjunto de atividades educativas envolvendo a saúde do trabalhador e a saúde do homem em situações relacionadas ao […]

28/11/2019 14:21 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Atividade ocorreu nos dias 25 e 27 de novembro.

Os alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) promoveram, durante este semestre, um conjunto de atividades educativas envolvendo a saúde do trabalhador e a saúde do homem em situações relacionadas ao processo de trabalho. As ações realizadas em empresas do Cariri foram apresentadas de forma lúdica na Mostra Interdisciplinar de Educação em Saúde e Prevenção de Comorbidades no Ambiente Laboral, evento que aconteceu nos dias 25 e 27 de novembro, no campus Saúde.

A Mostra consistiu na apresentação dos alunos em formato de paródia, cordel, poesia e encenação, tendo por base as vivências nas empresas e os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.

As ações nas empresas envolveram os alunos das disciplinas de “Enfermagem em Saúde do Trabalhador” e “Enfermagem em Saúde do Homem, Gênero e Sexualidade”, ministradas pelas professoras Aline Morais e Halana Cecília. As visitas às corporações de diversos ramos de atividade começaram ainda no mês de agosto e buscaram identificar os principais problemas relacionados aos assuntos abordados nas disciplinas.

A partir das observações, os alunos entregaram relatórios sobre suas experiências e planejaram atividades específicas para os funcionários das empresas visitadas.

Conforme as professoras, os estereótipos históricos de masculinidade ainda ocupam o imaginário dos homens em relação à saúde, dificultando a procura pelos serviços destinados ao público masculino. A Mostra foi pensada a partir da observação desse cenário e tem o intuito de aproximar os acadêmicos da realidade vivenciada por homens e mulheres trabalhadoras, promovendo o despertar para o cuidado com a saúde.

“Buscamos a interdisciplinaridade, que se apresenta como elemento que potencializa o aprendizado a partir da interação entre as disciplinas”, ressalta a profa. Halana Cecilia.

“A saúde do trabalhador é um campo de atuação que ainda necessita de maior capilaridade na Atenção Básica. O acolhimento dessa demanda é de fundamental importância para a consolidação das ações em saúde do homem”, frisou a profa. Aline Morais.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.