OMS e OPAS declaram 2020 como o ano internacional dos profissionais de enfermagem e obstetrícia

Curso de Enfermagem da Unileão se dedica à formação ética, técnica e intelectual de enfermeiros há mais de dez anos.

30/01/2020 10:22 am - Atualizado em 18/02/2020 12:45 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O ano de 2020 foi declarado como o ano internacional dos profissionais de enfermagem e obstetrícia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Designado pela Assembleia Mundial da Saúde de 2019, o marco comemorativo tem o objetivo de reconhecer o trabalho feito por enfermeiras, enfermeiros e parteiras em todo o mundo, assim como incentivar avanços para esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.

Ciente de que esses profissionais desempenham um papel essencial em todos os níveis de atenção à saúde da sociedade, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) se dedica à formação ética, técnica e intelectual de enfermeiros há mais de dez anos. Com formação humanística e completa, o aluno graduado em Enfermagem na Instituição ingressa no mercado de trabalho com sólida base teórica e prática.

Por meio das Ligas Acadêmicas do curso, os estudantes promovem ações em unidades de saúde, escolas e comunidades da região do Cariri. As ações têm por objetivo oferecer aos membros das Ligas a formação acadêmica complementar, baseada em ensino, pesquisa e extensão, com a realização de atividades extraclasse voltadas para a promoção da educação e da saúde.

A Unileão conta, ainda, com um corpo docente extremamente qualificado em titulação e atuação prática, campos de estágio em várias instituições de saúde da região, além de uma infraestrutura moderna e constantemente atualizada. Com equipamentos novos, o curso dispõe de laboratórios de Informática, Anatomia Humana, Bioquímica, Biofísica, Microscopia, Parasitologia, Semiologia e Semiotécnica, onde os acadêmicos realizam atividades relacionadas às diversas áreas clínicas.

Dados

De acordo com dados da OMS, o mundo precisa de mais 9 milhões de enfermeiras(os) e parteiras para atingir a meta de cobertura universal de saúde até 2030. Nas Américas, a OPAS destaca que são necessários 800 mil profissionais de saúde a mais, incluindo pessoal de enfermagem e obstetrícia.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.