Unileão celebra Dia do Advogado e do Magistrado nesta terça-feira

Dia 11 de agosto remete à criação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil.

11/08/2020 17:34 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nesta terça-feira (11), se comemora nacionalmente o Dia do Advogado e do Magistrado. Esses profissionais agem de forma direta e determinante para a construção de uma sociedade mais justa, contribuindo para o aprimoramento da democracia e a redução das desigualdades.

Os advogados atuam na defesa das liberdades individuais e coletivas, dos direitos fundamentais da população e das instituições democráticas. Já os magistrados procedem com imparcialidade os julgamentos e proferem as necessárias decisões para o efetivo cumprimento da lei e na garantia dos direitos da cidadania.

Direito na Unileão

No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), o curso de Direito promove a formação desses profissionais com bases teórico-práticas, aliadas ao desenvolvimento de competências éticas, imprescindíveis ao exercício da profissão. Além disso, a Instituição conta com ampla estrutura para prática jurídica, estratégias pedagógicas inovadoras e um corpo docente altamente qualificado.

Por isso, a Unileão está entre as 5% graduações jurídicas ofertadas no país que mais aprovam no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e entre as 3 instituições que mais aprovam no Ceará. Após obterem a aprovação na OAB, os egressos, por sua vez, se inserem no mercado de trabalho preparados para atuar nas diversas áreas da carreira jurídica: em procuradorias, promotorias, defensorias públicas, magistraturas e na advocacia.

Aprendizado na prática

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Unileão é um dos equipamentos responsáveis por oferecer estágio para os estudantes dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social da Instituição, devidamente supervisionados por professores experientes, defensores públicos e promotores de justiça. No NPJ, milhares de pessoas são beneficiadas todos os anos com atendimentos que incluem desde a utilização de métodos consensuais de solução de conflitos ao peticionamento judicial.

Para isso, o equipamento conta com diversos parceiros, como a Defensoria Pública, o Ministério Público do Ceará (MPCE) e o Tribunal de Justiça do Ceará. Dessa forma, os alunos da Instituição têm mais auxílio na prática de suas atividades.

Além de todas essas parcerias envolvendo o NPJ, a Unileão tem convênios com os fóruns das cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, com o Ministério Público Federal e com diversos escritórios de advocacia renomados, onde os alunos realizam estágios não obrigatórios.

Sobre a data

A data 11 de agosto foi instituída como o Dia do Advogado e do Magistrado por ter sido neste dia, em 1827, que ocorreu a criação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil, em Olinda e São Paulo. O feito foi motivado pela necessidade de se estabelecer o ensino do Direito no Brasil, visto que, na época, a antiga colônia já era independente de Portugal.

As primeiras faculdades de Direito eram consideradas, também, escolas de pensamento, onde se debatiam ideias como o republicanismo, o abolicionismo e o liberalismo. Lá, formaram-se grandes intelectuais do Brasil, como Castro Alves, Gonçalves Dias e Joaquim Nabuco.