Egresso, professoras e estudante do Mestrado da Unileão publicam capítulo no livro “Amplamente: Pesquisa em Saúde”

Trabalho foi desenvolvido sob a orientação das professoras do curso de Enfermagem Magaly Mota e Andrea Couto.

10/09/2020 13:35 pm - Atualizado em 10/09/2020 13:44 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O egresso do curso de Enfermagem da Unileão José Valentim Belém e a estudante do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Instituição Alessandra Brito, publicaram um capítulo no livro científico “Amplamente: Pesquisa em Saúde”, da Editora Amplamente Cursos. Intitulado “Leishmaniose Visceral Americana: Percepção dos Enfermeiros Acerca das Características Clínicoepidemiológicas”, o estudo foi desenvolvido sob a orientação das professoras do curso de Enfermagem da Unileão Magaly Mota e Andrea Couto.

O estudo teve como objetivo verificar a percepção dos enfermeiros acerca das características clínicoepidemiológicas para traçar um perfil epidemiológico da morbimortalidade da Leishmaniose Visceral Americana na região do Cariri, tendo em vista a elevação dos casos da doença no município de Mauriti e seu impacto na saúde pública. O trabalho também procurou analisar a importância dos enfermeiros neste panorama como gerentes do cuidar, tanto na atenção básica quanto na secundária.

“Como conclusão, pôde-se perceber que os profissionais enfermeiros atuantes no município estão capacitados para prestar assistência a pacientes com a doença, seja no reconhecimento precoce da sintomatologia, seja nos métodos diagnósticos ou mecanismo de tratamento”, afirma a profa. Dra. Magaly Mota.

“Constatou-se que o decréscimo de 64% nas notificações por Leishmaniose está relacionado à atuação da equipe de enfermagem, pois é notório que o enfermeiro se demonstra capaz de contribuir no diagnóstico precoce, mas que deve ser dada ênfase ao desenvolvimento científico, tecnológico e em inovação em saúde, bem como nos métodos preventivos e de maior eficácia nas campanhas educativas”, completou a docente.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.