Unileão contribui para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas do Cariri

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa é comemorado nesta segunda-feira (5).

05/10/2020 16:40 pm - Atualizado em 05/10/2020 16:41 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), as pequenas empresas são responsáveis pela geração de 52% dos empregos com carteira assinada no país e os empresários de micro e pequenas empresas representam aproximadamente 99% dos negócios ativos no Brasil. Para celebrar a grande importância desses empreendimentos para a economia nacional, comemora-se o Dia da Micro e Pequena Empresa nesta segunda-feira (5).

Conforme a professora dos cursos de Gestão e Negócios do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) Tharsis Diaz, os microempresários e as pequenas empresas se tornaram pontos estratégicos na economia, se configurando como a base econômica de um país, sobretudo em momentos de crise como o vivenciado atualmente por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Muitas vezes se pensa que são as grandes empresas que geram emprego e renda de um país, quando, na realidade, a concentração de emprego está justamente nas pequenas iniciativas, nos negócios informais que, principalmente nesse período de pandemia, estão suprindo a carência financeira de muitas pessoas. Por isso, é tão importante que os governos priorizem a geração de negócios e ofereçam condições para os pequenos empresários se desenvolverem. Isso, sim, fomenta, além do crescimento financeiro, a elevação educacional e cultural da sociedade”, destaca a docente.

Com o intuito de incentivar ainda mais o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e auxiliar o desenvolvimento econômico local, a Unileão, por meio dos seus cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos, oferece serviços gratuitos aos empreendedores da região do Cariri na Estação de Negócios da Instituição. O equipamento promove, também, a prática profissional dos graduandos da Instituição.

Eixos e serviços

A grade curricular dos cursos de Gestão e Negócios da Unileão é dividida por eixos. Cada um dos eixos desenvolve uma competência específica por semestre e isso contribui para a formação diferenciada dos alunos.

Confira abaixo a lista de eixos e seus respectivos serviços:

• Eixo Organização: Mapa Empresarial.
  • Eixo Pessoas: Programas de Recrutamento e Seleção; Treinamento In Company; Elaboração de Planos de Cargos e Salários.
  • Eixo Marketing: Pesquisa de Mercado.
  • Eixo Operações: Elaboração de Procedimento Operacional Padrão (POP); Selo de Qualidade UNILEÃO.
  • Eixo Finanças: Controle Orçamentário; Análise de Viabilidade Financeira.
  • Eixo Estratégias:Plantão Empreendedor; Agência de Pré-Incubação; Orientações para a elaboração de Planos de negócios, Registro de Marcas e Patentes.
  • Eixo Varejo: Vitrinismo Estratégico; Planos Estratégicos Comerciais; Consultorias Estratégicas.

Devido ao cenário de pandemia do novo coronavírus e as consequentes medidas adotadas pelas autoridades solicitando o isolamento social, todas as atividades presenciais realizadas a partir dos projetos da Unileão estão temporariamente suspensas ou ocorrendo de maneira remota.

Consultoria sobre venda on-line

A Estação de Negócios da Unileão, por meio dos estudantes da Liga Acadêmica de Empreendedorismo e Inovação e da Liga Acadêmica de Marketing, sob a supervisão de renomados professores, oferece atendimento remoto aos empresários, pela internet ou por telefone, para a segurança de todos os envolvidos nos atendimentos nesse período de pandemia do novo coronavírus.

Os membros das ligas acadêmicas oferecem orientações e auxiliam as empresas no processo de implantação, adaptação ou aperfeiçoamento do comércio virtual para o atual cenário. Para receber a consultoria, os empreendedores podem entrar em contato pelo e-mail emerson@leaosampaio.edu.br ou pelo Instagram da Estação de Negócios da Instituição: @estacaodenegocios.

Estação de Negócios

A Estação de Negócios da Unileão, inaugurada em março de 2019, possibilita um formato de ensino diferenciado, onde os cursos das áreas de Gestão e Negócios da Instituição compartilham conhecimento entre si por meio de eixos. O método tem como principal benefício oferecer a experiência educacional baseada na formação de competências.

Certificado de Excelência

Os alunos dos cursos de Gestão e Negócios da Unileão desenvolvem competências a partir das disciplinas separadas por eixos de conhecimento, metodologia de ensino premiada pela Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

No final de cada semestre, acontece um Exame de Certificação para emitir certificados de excelência aos estudantes aprovados. A aprovação valoriza o conhecimento adquirido pelos alunos da Instituição e permite que os estudantes acrescentem a certificação no currículo e comprovem competências antes mesmo do final do curso, o que facilita o ingresso deles no mercado de trabalho.

Sobre a data

A comemoração está associada à data da criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, criado pela Lei Nº 9.841, de 5 de outubro de 1999, atualmente regulamentado pela Lei Complementar Nº 123, de 14 de dezembro de 2006.v