Unileão apoia o Outubro Rosa e conscientiza a comunidade sobre o câncer de mama e de colo do útero

Curso de Enfermagem da Unileão promoverá ações com o objetivo de incentivar a prevenção e auxiliar na detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero.

08/10/2020 14:06 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O mês de outubro exibe a cor rosa mundialmente com o intuito de chamar a atenção para o combate ao câncer de mama e de colo do útero. Em apoio à campanha internacional Outubro Rosa, celebrada anualmente desde os anos 1990, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) busca informar e promover a conscientização de toda a comunidade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessas doenças.

O curso de Enfermagem da Unileão promoverá ações durante todo o mês de outubro com o intuito de incentivar a prevenção e auxiliar na detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Na Policlínica de Barbalha, os estudantes do 9º semestre do curso, devidamente supervisionados por professores experientes, realizarão, a partir desta sexta-feira (9), o exame de papanicolau, utilizado na prevenção do câncer de colo do útero, e o exame clínico das mamas (ECM).

Além disso, os alunos contribuirão com orientações às mulheres sobre a importância do autoexame das mamas, que ajuda no diagnóstico do câncer de mama.

Câncer de mama

O câncer de mama é ocasionado pelo desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente, formando um tumor maligno. A doença pode ser assintomática para muitas mulheres, mas pode apresentar diversos sintomas, na maioria dos casos.

Sinais e sintomas do câncer de mama:

• Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Portanto, é fundamental que a mulher busque conhecer bem o seu corpo para que possa observar qualquer alteração nas mamas. Ao perceber alguma anormalidade, deve-se procurar um médico para que seja investigado o risco de se tratar de câncer.

Quando diagnosticado em fases iniciais, pode ser tratado com mais chances de cura, impedindo que o tumor se espalhe para outros órgãos.

Prevenção

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

• Praticar atividade física;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar;
  • Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Além dessas atitudes e como forma de prevenção, indica-se que toda mulher dos 50 aos 69 anos faça o exame de mamografia a cada dois anos, mesmo sem apresentar sintomas.

Câncer de colo do útero

O câncer de colo do útero é uma doença causada por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV) é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. No entanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo e são quase sempre curáveis. Por isso, é importante a realização periódica do exame.

A infecção genital tem desenvolvimento lento e pode ser assintomática em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

Confira abaixo fatores de risco para o câncer de colo de útero:

• Início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros;
  • Tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados);
  • Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

Dados

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum no mundo entre as mulheres. Já o câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto.