Importância dos cuidados com a saúde mental é debatida neste dia 10 de outubro

Data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial para a Saúde Mental.

10/10/2020 17:55 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Resumo: No dia 10 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental. A data propõe levar a sociedade a refletir sobre a necessidade dos cuidados com a saúde mental, bem como o importante papel do psicólogo para a manutenção do bem-estar dos indivíduos.

Para manter o corpo em equilíbrio, além de cuidados físicos, é preciso ter atenção com a saúde mental. Para lembrar da importância da manutenção do bem-estar psíquico, a Federação Mundial para a Saúde Mental escolheu, no ano de 1992, o dia 10 de outubro para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental.

A data representa um marco importante na conscientização da população sobre a importância com o cuidado da saúde mental, bem como dos órgãos governamentais de todo mundo quanto à necessidade do desenvolvimento de serviços de saúde de qualidade voltados para essa área.

“A saúde mental é uma área que vem sendo negligenciada nos últimos anos e é importante pensarmos ações significativas de transformação desse contexto, principalmente das pessoas terem mais cuidado, se tratarem mais, buscarem ajuda”, afirma o professor do curso de Psicologia da Unileão Marcus César de Borba Belmino.

Segundo o docente, em um futuro próximo, as doenças psíquicas serão um grande problema da nossa sociedade, gerando interrupções na vida cotidiana e no trabalho dos indivíduos.

“Em uma sociedade que tende a negar ou até mesmo destituir emoções como a tristeza, a tendência é que se criem cada vez mais problemas nesse sentindo. As pessoas precisam entender que a saúde mental também é um campo da Saúde. Do mesmo jeito que alguém com uma perna quebrada ou que sofreu um infarto precisa de cuidados, pessoas com doenças psíquicas necessitam de atenção”, alerta.

Estigmatização

Para o prof. Marcus César, as doenças psíquicas e a saúde mental não devem ser estigmatizadas, mas amplamente debatidas na sociedade, de modo que as pessoas acometidas de transtornos psicológicos possam ser identificadas e tratadas da maneira adequada, sem exclusão ou preconceitos.

Nesse cenário, os psicólogos têm um papel importante a desempenhar e devem estar mais presentes nos diversos âmbitos da sociedade. A gente precisa de mais psicólogo nas escolas, nas empresas, na assistência social, de forma que as relações em grupo e as relações individuais possam ser trabalhadas. A Psicologia é uma peça-chave para que possamos ter pessoas mais capazes de lidar com as dificuldades do dia a dia, de forma que elas não adoeçam”, enfatiza o docente da Unileão.

Unileão atua no cuidado com a saúde mental

Por meio do curso de Psicologia, a Unileão desenvolve diversas ações voltadas para o cuidado com a saúde mental e a manutenção de bem-estar da população da região do Cariri cearense.

“Desde a fundação, o curso de Psicologia da Unileão vem sendo fundamental na transformação das políticas de cuidado na nossa região. A gente tem estagiários e projetos de extensão que dão atenção desde o campo da saúde mental nos dispositivos de saúde até a assistência social. Temos, também, projetos dentro de empresas, escolas, no setor jurídico e em vários outros lugares, mostrando a importância da Psicologia na qualidade de vida das pessoas”, enfatiza o prof. Marcus César.

O atendimento qualificado e acessível para a comunidade caririense ocorre no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Unileão. “A nossa Clínica-Escola atende uma grande quantidade de pessoas todos os anos. Por ser um serviço tão essencial, nós voltamos a funcionar ainda no período de quarentena, mantendo todos os protocolos de segurança. Esse é um momento que o atendimento, a escuta qualificada e o trabalho psicoterapêutico se tornam fundamentais”, frisa o professor.

Serviço de Psicologia Aplicada

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) realiza atendimentos psicológicos voltados para a comunidade. No local, os estudantes do curso de Psicologia da Unileão realizam estágio supervisionado e prestam atendimentos subsidiados à sociedade, assim como aos colaboradores e alunos matriculados na Instituição.

No SPA, são ofertados os serviços de psicoterapia de família; psicoterapia de grupo; orientação profissional; avaliação psicológica; e psicoterapia individual com crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Além disso, também é ofertado plantão psicológico, que é um tipo de intervenção que acolhe a pessoa no exato momento de sua necessidade. O plantão psicológico é realizado no Serviço de Psicologia Aplicada e os plantonistas são alunos de Psicologia que realizam estágio supervisionado.

Informações sobre o agendamento de atendimentos podem ser obtidas com a recepção do SPA pelo telefone (88) 2101 1048.

Estude Psicologia na Unileão

Se você esperava facilidade para estudar no curso de Psicologia da Unileão neste semestre, aproveite a condição especial para o ingresso com FIES. Estude sem pagar nada enquanto aguarda o resultado das vagas remanescentes. Mais informações pelo WhatsApp 88 9216-3040.

Dicas de cuidados com a saúde mental na pandemia

De acordo com o prof. Marcus César, a pandemia destacou uma série de questões que a sociedade já vivenciava e acelerou ou piorou outras. O excesso de uso de redes sociais, a mistura entre emprego e trabalho doméstico e a solidão ajudaram a agravar quadros de ansiedade e de depressão.

Segundo o docente, existem algumas ações simples que podem ajudar na manutenção da saúde mental nesse momento:

• Manter o sono e a alimentação regulados;
  • Dividir os momentos e ambientes de trabalho e de estudo com os de lazer e família;
  • Não se esquecer de separar tempo para descanso e lazer;

Procurar atendimento psicoterapêutico on-line ou presencial, caso sinta necessidade.

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.