(88)99216-3040

Curso de Fisioterapia da Unileão celebra 15 anos de conquistas e histórias

Graduação comemora também o Dia do Fisioterapeuta nesta terça-feira (13).

13/10/2020 12:49 pm - Atualizado em 13/10/2020 20:41 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Implantado em 2005, o curso de Fisioterapia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) completa, em 2020, 15 anos de história. Durante essa trajetória, marcada por conquistas e trabalho em prol da população, a graduação se consolidou na região do Cariri cearense e está entre as melhores do Nordeste e do país, conforme avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Por meio da formação de fisioterapeutas na graduação oferecida pela Unileão, a Instituição comemora o percurso de sucesso dos egressos, com aprovações em programas de residência, mestrados, doutorados, concursos e, também, na área do empreendedorismo.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unileão, profa. Gardênia Martins, o conhecimento deve estar a serviço da transformação da vida das pessoas e, por isso, a graduação busca sempre as melhores evidências científicas, possibilitando o contato dos discentes com a tecnologia que envolveu a Fisioterapia nos últimos anos, bem como procurar, de maneira permanente, a qualificação, a inovação e a criatividade, que são competências fundamentais para todo fisioterapeuta que deseja fazer a diferença no mercado de trabalho e na vida dos pacientes.

“Nesses 15 anos, temos nos comprometido em fazer nossos alunos viverem a experiência de uma Fisioterapia que se transforma a cada momento, que está ao lado da ciência, da tecnologia, da habilidade técnica qualificada, mas que, também, busca ser mediadora de uma saúde humanizada, propositiva e mediadora da cidadania. Temos muito o que celebrar nesses 15 anos através do sucesso dos nossos alunos, que estão presentes na transformação diária na vida de seus pacientes”, destaca a profa. Gardênia Martins.

Fisioterapia na Unileão

O curso de Fisioterapia da Unileão é pautado em princípios éticos e na abrangência da realidade social, tendo sua atuação voltada para o sucesso dos egressos no competitivo mercado de trabalho e para a melhoria de vida das pessoas. Dessa forma, a Instituição busca sempre aproximar o aluno da comunidade, por meio da pesquisa e de projetos de extensão, possibilitando uma formação humanística e completa aos estudantes da Instituição.

Para que os alunos ingressem no mercado de trabalho preparados, o curso oferece sólida base teórica e prática, a partir de uma infraestrutura moderna e constantemente atualizada, aliada a um corpo docente extremamente qualificado em titulação e experiência de mercado.

Na Unileão, os acadêmicos conseguem ter a vivência na área por meio da Clínica-Escola de Fisioterapia, considerada um dos centros de referência no estado do Ceará e no Nordeste. Além do suporte aos projetos de extensão voltados à comunidade na área da Fisioterapia, o equipamento oferece diversos serviços à população, sendo fundamental para a formação profissional qualificada dos discentes.

Clínica-Escola de Fisioterapia

A cada ano, o curso realiza em média mais de 12 mil atendimentos fisioterapêuticos na Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão. Em 2019, mais de 23 mil atendimentos foram realizados, contribuindo para a melhoria nas condições de saúde e qualidade de vida da comunidade caririense.

As áreas que oferecem atendimentos no espaço são: Cardiorrespiratória, Dermatofuncional, Hidroterapia, Neurofuncional, Pediatria Motora, Pediatria Respiratória, Fisioterapia Oftalmológica, Traumato-ortopedia, Reumatologia, Fisioterapia Pélvica e Obstetrícia.

O contato com a população ocorre com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos o desenvolvimento de competências necessárias à formação profissional, por meio da experiência prática no contexto de atividades de observação, atendimento e prática supervisionada.

Os atendimentos são feitos de forma gratuita por estudantes do curso de Fisioterapia, sob a orientação dos professores, em várias especialidades e como componente curricular obrigatório para a formação.

Os interessados nos atendimentos devem entrar em contato pelo número 2101-1065 ou comparecerem à recepção da Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão, no campus Lagoa Seca. Para obter o tratamento, é necessário apresentar encaminhamento médico e aguardar o agendamento.

X CONFIC

O curso de Fisioterapia da Unileão promove diversas ações científicas que estimulam o intercâmbio de conhecimento, como o Congresso de Fisioterapia do Cariri (CONFIC), maior evento acadêmico da região nessa área de conhecimento. Em 2020, o CONFIC chega à sua 10ª edição, tendo como tema “Práticas assistenciais disruptivas: saúde digital, protagonismo profissional e universalidade científica”.

O evento será realizado de forma remota entre os dias 4 e 6 de novembro, a partir das 19h, sendo transmitido ao vivo pelo canal oficial da Unileão no YouTube. Os interessados em participar do Congresso poderão se inscrever de forma on-line e gratuita, por meio deste link.

Dia do Fisioterapeuta

O Dia do Fisioterapeuta é comemorado nacionalmente nesta terça-feira (13). Esse profissional possui uma atuação que vai além da reabilitação após acidentes e traumas, sendo essencial, também, na promoção de saúde, prevenção de lesões graves e melhoria na qualidade de vida.

Dessa forma, os fisioterapeutas vêm ampliando a contribuição no cenário da Perícia Fisioterapêutica, Saúde da Mulher, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia em Saúde do Trabalhador e Fisioterapia Oftalmológica.

Os fisioterapeutas podem exercer suas funções em muitas áreas clínicas, como profissional liberal ou contratado, podendo atuar em ambientes públicos e privados, nos centros de promoção de saúde coletiva, unidades hospitalares (ambulatórios, enfermarias clínicas e cirúrgicas, unidades de terapia intensiva), escolas, clubes desportivos, academias, clínicas estéticas, indústrias (produção de equipamentos de uso da Fisioterapia ou na prevenção e tratamento de doenças ocupacionais), bem como na educação (docência, atividades de extensão, pesquisa, supervisão técnica e administrativa, direção e coordenação de cursos).

Em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta, o curso de Fisioterapia da Unileão realizará uma palestra intitulada “Lute como Quem Cuida”. O evento acontecerá a partir das 19h e contará com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Unileão no YouTube.

Sobre a data

Em janeiro de 2015, a Lei Nº 13.084 foi sancionada e instituiu oficialmente o dia 13 de outubro como Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, mas a regulamentação desses profissionais no Brasil se deu por meio do Decreto de Lei Nº 938, de 13 de outubro de 1969. Além dessas datas, também foi decretada a Lei Nº 6.316, no ano de 1975, que define todos os direitos e deveres que os fisioterapeutas possuem em território nacional.

Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.


COMPARTILHE: