MEC divulga novo cronograma de vagas remanescentes para o FIES 2020.2

Inscrições para o processo seletivo reabrem no dia 26 de outubro.

13/10/2020 12:42 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Após comunicar a prorrogação das inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) referente ao segundo semestre de 2020, o Ministério da Educação (MEC) lançou o novo cronograma. As datas foram divulgadas por meio do edital publicado na edição desta terça-feira (13) do Diário Oficial da União. De acordo com o documento, o período de inscrição será reaberto no próximo dia 26 e os candidatos que já se inscreveram não serão prejudicados.

Conforme o novo cronograma, no período das 7h do dia 26 outubro às 23h59 do dia 27 de outubro serão disponibilizadas para inscrições somente as vagas remanescentes para os cursos prioritários, que na Unileão são: Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Serviço Social.

A partir de 28 de outubro, a oferta passa a valer para todos os demais cursos da Instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Medicina Veterinária e Psicologia.

Os prazos para a participação no processo seletivo dependem da situação dos estudantes. Candidatos não matriculados em uma Instituição de Ensino Superior têm até 3 de novembro para se inscreverem. Já os estudantes com matrículas ativas têm até o dia 27 de novembro para efetuarem suas inscrições.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pelo site do programa. A Unileão é recordista em vagas de FIES na região do Cariri em virtude dos bons resultados nas avaliações do MEC.

Requisitos para inscrição no FIES

Para se inscrever, o candidato precisa ter participado do Enem, a partir da edição de 2010, obtendo média igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero, além de possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Esses requisitos para contratação do financiamento serão alterados no próximo semestre, tornando mais difícil a contratação do FIES a partir de 2021, porque o aluno também deverá apresentar uma nota mínima de 450 pontos na redação, conforme portaria do MEC, sendo recomendada a participação nas vagas remanescentes para 2020.2.

Vagas

A ocupação das vagas será efetuada de acordo com a ordem de conclusão das inscrições, que garantem ao candidato apenas a expectativa de direito à vaga remanescente para a qual se inscreveu. Após a conclusão da inscrição, o candidato tem dois dias úteis para validar as informações com o setor de Bolsas e Financiamentos da Unileão.

Os candidatos que não tenham quitado financiamento anterior pelo FIES ou pelo Programa de Crédito Educativo não podem se inscrever, assim como quem atualmente possui financiamento do FIES.