(88)99216-3040

Cirurgiões-dentistas são homenageados neste domingo

Dia 25 de outubro foi a data escolhida para homenagear os profissionais que cuidam da saúde bucal.

23/10/2020 18:51 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Para homenagear os cirurgiões-dentistas, profissionais responsáveis por espalhar sorrisos pelo mundo ao cuidar da saúde bucal das pessoas, o dia 25 de outubro foi escolhido como o Dia do Cirurgião-Dentista. Além disso, a data busca conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal, sendo, também, considerada o Dia Nacional da Saúde Bucal.

“Nossos dentes têm um papel muito importante em nossas vidas. Eles nos ajudam a mastigar e digerir os alimentos, nos ajudam a falar com clareza e também dão a forma ao nosso rosto. O sorriso também traz outros benefícios para o dia a dia. Pode nos dar mais confiança, bem como influenciar nossas vidas sociais, carreiras e relacionamentos. Por isso temos que dar à nossa saúde bucal o melhor cuidado possível”, frisa o coordenador do curso de Odontologia da Unileão, prof. Rodrigo Murrer.

Segundo o docente, o Dia Nacional da Saúde Bucal serve para lembrar as pessoas de verificar como anda a saúde bucal delas, bem como para a reflexão sobre a importância de uma dentição saudável.

Conexão entre saúde bucal e saúde geral

Um sorriso saudável pode realmente transformar a aparência visual, o estado psicológico, bem como melhorar a saúde não apenas da boca, mas do corpo. “A saúde bucal oferece pistas sobre sua saúde geral. Além disso, problemas na boca podem afetar o resto do corpo”, aponta o prof. Rodrigo Murrer.

Como outras áreas do corpo, a boca está repleta de bactérias, sendo a maioria inofensiva. Entretanto, ela é a porta de entrada para os tratos digestivo e respiratório, podendo surgir bactérias causadoras de doenças.

“Normalmente, as defesas naturais do corpo e os bons cuidados com a saúde bucal, como escovação diária e uso do fio dental, mantêm as bactérias sob controle. No entanto, sem higiene oral adequada, as bactérias podem atingir níveis que levem a infecções orais, como cáries e doenças gengivais”, explica o docente.

Além disso, certos medicamentos como descongestionantes, anti-histamínicos, analgésicos, diuréticos e antidepressivos podem reduzir o fluxo de saliva. A saliva elimina os alimentos e neutraliza os ácidos produzidos pelas bactérias na boca, ajudando a proteger contra micróbios que se multiplicam e causam doenças.

“Estudos sugerem que as bactérias orais e a inflamação associada a uma forma grave de doença gengival, a periodontite, podem desempenhar um papel em algumas doenças. E certas doenças como diabetes e a AIDS podem diminuir a resistência do corpo às infecções, tornando os problemas de saúde bucal mais graves”, acrescenta o professor da Unileão.

Doenças que podem estar relacionadas à saúde bucal

A saúde bucal pode contribuir para várias doenças, incluindo:

  • Endocardite: infecção do revestimento interno das câmaras ou válvulas cardíacas (endocárdio) que ocorre normalmente quando bactérias ou outros germes presentes em outras partes do corpo, como a boca, se espalham pela corrente sanguínea e se fixam em certas áreas do coração;
  • Doença cardiovascular: embora a conexão não seja totalmente compreendida, algumas pesquisas sugerem que doenças cardíacas, artérias obstruídas e derrames podem estar ligados à inflamação e infecções que as bactérias orais podem causar;
  • Complicações na gravidez e no parto: a periodontite tem sido associada ao nascimento prematuro e baixo peso ao nascer;
  • Pneumonia: certas bactérias na boca podem ser puxadas para os pulmões, causando pneumonia e outras doenças respiratórias.

Certas condições também podem afetar a saúde bucal, incluindo:

  • Diabetes: ao reduzir a resistência do corpo a infecções, o diabetes coloca as gengivas em risco. A doença gengival parece ser mais frequente e grave entre as pessoas com diabetes. Além disso, pesquisas mostram que as pessoas com doença gengival têm mais dificuldade em controlar os níveis de açúcar no sangue. O cuidado periodontal regular pode melhorar o controle do diabetes;
  • HIV / AIDS: problemas orais como lesões dolorosas na mucosa são comuns em pessoas com HIV / AIDS;
  • Osteoporose: a doença que enfraquece os ossos está associada à perda óssea periodontal e à perda dentária. Certos medicamentos usados para tratar a osteoporose apresentam um pequeno risco de danos aos ossos da mandíbula;
  • Alzheimer: o agravamento da saúde oral é observado à medida que a doença de Alzheimer progride.

Outras condições que podem estar relacionadas à saúde bucal incluem distúrbios alimentares, artrite reumatoide, certos tipos de câncer e um distúrbio do sistema imunológico que causa boca seca (síndrome de Sjogren).

“É importante que o indivíduo informe ao dentista sobre os medicamentos que esteja tomando e sobre as mudanças em sua saúde geral, especialmente se adoeceu recentemente ou tem uma doença crônica, como diabetes”, observa o prof. Rodrigo Murrer.

Como proteger a saúde bucal

Para proteger a saúde bucal, existem algumas dicas que podem ser seguidas diariamente:

  • Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor;
  • Passe o fio dental diariamente entre os dentes;
  • Use enxaguante bucal para remover partículas de comida deixadas após a escovação e o uso do fio dental;
  • Faça uma dieta saudável e limite os alimentos com adição de açúcares;
  • Substitua sua escova de dentes a cada três meses ou antes, se as cerdas estiverem espalhadas ou gastas;
  • Agende exames e limpezas dentais regulares com um cirurgião-dentista;
  • Evite o uso de tabaco.

Estude Odontologia na Unileão

Segundo a avaliação do Enade 2019, o curso de Odontologia da Unileão é o melhor disparado da região do Cariri e um dos melhores do Ceará, resultado de um projeto interdisciplinar que reúne teoria e prática em ambientes de aprendizagem modernos.

A Clínica-Escola de Odontologia é um dos principais diferenciais do curso, sendo reconhecida como referência no Ceará, além de ser um equipamento que presta atendimento gratuito à comunidade da região do Cariri. Na clínica, são oferecidos serviços nas seguintes áreas:

  • Dentística restauradora;
  • Periodontia;
  • Prótese;
  • Endodontia;
  • Cirurgia;
  • Estomatologia;
  • E atendimentos mais especializados, como diagnóstico e prevenção do câncer de boca e atendimento odontológico infantil.

Informações sobre agendamentos de atendimentos na Clínica-Escola de Odontologia podem ser obtidas pelo telefone: (88) 2101 1065.

Mega Vestibular Digital Unileão 2021.1

Estão abertas as inscrições para o Mega Vestibular Digital Unileão 2021.1. O processo, que será realizado de forma totalmente on-line, oferecerá bolsas de mérito acadêmico de até 100% e ilimitadas. Os participantes poderão escolher o melhor dia para fazerem a prova: 28 ou 29 de novembro.

Ingresse na Unileão com a nota do ENEM

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, podem usar suas notas para ingressarem na Unileão em 2021.1 com bolsas de estudo de bolsas de mérito acadêmico de até 100% e ilimitadas. As inscrições para essa modalidade de seleção estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio deste link. O resultado é imediato, conforme prevê o edital.

II Congresso de Odontologia – IX Jornada de Odontologia da Unileão

O maior evento acadêmico de Odontologia do Cariri neste ano de 2020 acontecerá de forma on-line. O II Congresso de Odontologia – IX Jornada de Odontologia da Unileão é organizado pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) e será realizado no dia 27 de outubro, das 8h às 18h, com transmissão pelo canal oficial da Unileão no YouTube.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste link. O Congresso emitirá certificação de 8 horas para os participantes.

Sobre o Dia do Cirurgião-Dentista e o Dia Nacional da Saúde Bucal

A data faz alusão ao Decreto de Lei Nº 9.311, de 25 de outubro de 1884, que criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no país. A partir de 2002, ela também passou a celebrar o Dia Nacional da Saúde Bucal.

Saúde e beleza buco-facial.


COMPARTILHE: