(88)99216-3040

Unileão promove cuidados pós-operatórios na saúde do homem

Clínica-Escola de Fisioterapia da Instituição realiza atendimentos especializados de forma gratuita para auxiliar no tratamento do câncer de próstata.

13/11/2020 13:06 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) apoia o Novembro Azul e chama a atenção para os cuidados com a saúde do homem. Como parte de suporte à mobilização em torno desse tema no Cariri, a Unileão oferta, durante todo o ano, cuidados pós-operatórios para o tratamento do câncer de próstata na Clínica-Escola de Fisioterapia.

A Clínica-Escola realiza atendimentos especializados gratuitamente para pacientes com câncer de próstata, promovidos por estudantes sob a orientação dos professores do curso de Fisioterapia.

Essa atuação ocorre, principalmente, no pós-cirúrgico da prostatectomia, pois é possível que o paciente sinta algumas consequências do câncer, como a incontinência urinária e a disfunção erétil, a depender do grau da lesão provocada pelo ato cirúrgico. Dessa forma, é muito importante que o tratamento fisioterapêutico seja iniciado logo após o tratamento médico para acelerar a reversão do quadro.

Para obter atendimento na Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão é necessário apresentar encaminhamento médico e aguardar o agendamento, que pode ser realizado pelo telefone 2101-1065. Na primeira consulta com a equipe da Clínica-Escola, é importante levar todos os exames, especialmente o Estudo Urodinâmico, para que seja realizada uma avaliação completa do paciente.

 

Veja também: Curso de Fisioterapia da Unileão celebra 15 anos de conquistas e histórias

 

Câncer de próstata

Cerca de 42 homens morrem todos os dias em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença, segundo o Ministério da Saúde. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes por ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que está localizado na pelve, abaixo da bexiga. O câncer que afeta essa glândula é o segundo tipo mais incidente na população masculina, sendo considerado pelo Inca como uma doença da terceira idade, já que 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Na fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa, mas alguns sinais podem ser monitorados como: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina. Esses sintomas, apesar de nem sempre indicarem câncer, devem levar a uma investigação na saúde do homem.

Por seu caráter silencioso, mais de 90% dos tumores já estão em fase avançada quando os casos são diagnosticados, o que dificulta o tratamento e a recuperação. Por isso, é muito importante a atenção com a saúde preventiva pela adoção de hábitos saudáveis.

 

Fatores de risco:

– Idade (acima dos 50 anos);

– Histórico familiar;

– Obesidade.

 

Recomenda-se:

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Não fumar;
  • Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol;
  • Manter um peso saudável;
  • Praticar regularmente atividades físicas

 

Sobre o Novembro Azul

A campanha Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.

Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.


COMPARTILHE: