Data conscientiza sobre atenção à dislexia

SPA da Unileão oferece atendimento subsidiado de psicoterapia para adolescentes e adultos com dislexia.

16/11/2020 19:35 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Anualmente, o dia 16 de novembro marca o Dia Nacional de Atenção à Dislexia. A data foi instituída pela Lei Nº 13.085/2015, com o objetivo de difundir informações sobre o transtorno, conscientizar a sociedade e mostrar a importância do diagnóstico e tratamento precoces.

Associação Brasileira de Dislexia, de acordo com a definição adotada pela International Dyslexia Association (IDA), caracteriza a dislexia como um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) reforça a importância de um diagnóstico precoce, a fim de proporcionar ao indivíduo disléxico uma melhor qualidade de vida.

A professora do curso de Psicologia da Unileão Jaqueline Sobreira comenta que, apesar do número de estudantes com dislexia no Ensino Superior vir aumentando nos últimos tempos em função de adaptações feitas nos processos escolares, acadêmicos e seletivos em diferentes níveis, ainda são poucos os disléxicos que chegam até a universidade.

Reconhecendo a dislexia

Muitas vezes a dislexia pode ser confundida com preguiça, indisciplina e déficit intelectual. Por isso, é necessário que pais, professores e educadores entendam o problema e ofereçam a devida atenção, já que identificar os sinais precocemente é essencial para uma intervenção adequada e eficaz.

De maneira geral, as características da dislexia na infância e na idade adulta não se distinguem significativamente. Dessa forma, é possível identificar características comuns em uma pessoa com dislexia.

Sinais de dislexia:

• Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;
  • Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras)
  • Aliteração (sons iguais no início das palavras);
  • Desatenção e dispersão;
  • Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
  • Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.)ou grossa (ginástica, dança etc.);
  • Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalhos escolarese perda de pertences;
  • Confusão para distinguir esquerda e direita;
  • Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.;
  • Vocabulário pobre,com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas.

Serviço de Psicologia Aplicada

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Unileão realiza atendimentos psicológicos voltados para a comunidade. A fim de contribuir para a atenção e tratamento de pessoas com dislexia, a Instituição dispõe de serviço de atendimento psicoterápico para adolescentes e adultos. A profa. Jaqueline explica mais sobre o atendimento.

“O curso de Psicologia oferece atendimento terapêutico ao aluno disléxico, bem como à família, no que diz respeito a orientações e aconselhamento sobre o transtorno. O serviço de avaliação para os processos de aprendizagem também estará disponível brevemente como essencial para fase diagnóstica”, afirma.

Para a IDA, o diagnóstico da dislexia é clínico, o entendimento é científico e o tratamento psicoeducacional. Sobre isso, a profa. Jaqueline acrescenta:

“O tratamento é realizado frente a um atendimento multidisciplinar centrado na avaliação e na reabilitação interdisciplinar da linguagem oral e escrita, abordando áreas como Psicopedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e Neurologia”, finaliza.

Informações sobre o agendamento de atendimentos podem ser obtidas com a recepção do SPA pelo telefone (88) 2101 1048.