(88)99216-3040

Dia Internacional do Homem aborda saúde masculina e igualdade de gênero

Dados do IBGE mostram que homens brasileiros vivem, em média, sete anos a menos que mulheres e apresentam maior incidência de certas doenças.

19/11/2020 15:42 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Lembrado anualmente em 19 de novembro, o Dia Internacional do Homem tem como objetivo fazer a sociedade refletir sobre a saúde e bem-estar da população masculina. Além disso, a data conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e busca, também, debater a igualdade entre os gêneros na comunidade, no casamento, nas construções familiares e na educação dos filhos.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), homens brasileiros vivem, em média, sete anos a menos que mulheres e apresentam maior incidência de certas doenças.

“As principais doenças que acometem a saúde dos homens são as doenças cardiovasculares, como a Hipertensão Arterial Sistêmica, Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Encefálico. O Diabetes Mellitus também provoca sérios prejuízos, seguido pelas neoplasias e tumores de próstata, do sistema respiratório e digestivo, além das disfunções sexuais:  disfunção erétil e ejaculação precoce”, aponta a profa. Halana Cecília, que ministra a disciplina de Saúde do Homem, Gênero e Sexualidade no curso de Enfermagem da Unileão.

Segundo a docente, é necessário, ainda, prestar atenção às causas externas, como acidentes de trânsito e violência, que tem grande repercussão na vida e no bem-estar dos homens.

Cuidados com a saúde no universo masculino

As principais estratégias de prevenção primária e promoção à saúde dos homens estão ligadas às práticas regulares de atividades físicas, boa alimentação e prevenção do uso abusivo do álcool e do cigarro.

“A baixa procura dos serviços de atenção primária à saúde pelos homens e a busca de auxílio especializado apenas quando as doenças já estão instaladas têm chamado muito atenção como causa para o não cuidado com a saúde. A não adesão masculina a esses serviços revela um tipo de masculinidade que obedece a ideia de que doença é sinônimo de fragilidade e, por isso, o cuidado com a saúde não deve ser incluído no universo das qualidades masculinas”, avalia a professora de Enfermagem da Unileão.

Importância das campanhas de conscientização

As políticas públicas de saúde têm um papel fundamental na diminuição da mortalidade da população masculina. A organização da assistência à saúde faz parte do processo de intervenções para os grupos de risco. Assim, é importante integrar os vários níveis de atenção do sistema de saúde para que o acesso e a resolutividade possam garantir uma vida saudável a esse público.

“As campanhas estão dentro desse planejamento. Com elas, têm-se a intenção de conscientizar os homens ao cuidado com a saúde, agregando ações de proteção, promoção, vigilância, prevenção e assistência, com a finalidade de melhorar suas condições de vida”, comenta a profa. Halana Cecília.

Unileão apoia a campanha Novembro Azul

Considerada a maior campanha em prol da saúde masculina, o Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase no câncer de próstata.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.


COMPARTILHE: