Data agradece e incentiva doadores de sangue

Sangue de uma doação pode contribuir em diversas situações, como cirurgias, transfusões e tratamento de doenças.

25/11/2020 13:49 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Poucos atos são tão generosos quanto doar sangue para salvar a vida de quem precisa. Nesta quarta-feira (25), celebra-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, oportunidade em que diversas entidades públicas e privadas agradecem aos doadores e incentivam a doação de sangue.

Ciente da relevância do ato e da necessidade apresentada pelos órgãos públicos que precisam do material com frequência para o cuidado com pacientes e acidentados, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) conscientiza a comunidade acadêmica sobre a importância da doação de sangue regular durante todo o ano, por meio de ações dos seus cursos.

O curso de Enfermagem da Instituição, por exemplo, realiza campanhas de doação de sangue e cadastro de medula óssea periodicamente em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

O Hemoce realiza anualmente a coleta de sangue e cadastro para a doação de medula óssea no campus Saúde da Unileão, contando como potenciais doadores alunos, corpo técnico-administrativo e professores da Instituição. A professora do curso de Enfermagem Ana Maria Machado Borges lamenta que o ano de 2020 tenha impossibilitado a realização da campanha, devido à pandemia.

“No entanto, em 2019, realizamos uma campanha de grande sucesso com a coleta de 75 bolsas de sangue e 60 cadastros de doação de medula óssea”, enfatiza a profa. Ana Maria, trazendo dados sobre a última campanha realizada na Unileão.

O sangue coletado na doação pode contribuir para dar mais esperança em diversas situações, como cirurgias, transfusões e tratamento de doenças. Cada bolsa de sangue pode ser fracionada em até quatro hemocomponentes: hemácias, plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado, podendo ir para pessoas diferentes, de acordo com a necessidade de cada paciente. Deste modo, é possível que apenas uma bolsa de sangue salve até quatro vidas.

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

A data foi criada pelo Decreto de Lei Nº 53.998, em 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, estabelecendo o dia 25 de novembro como Dia do Doador de Sangue. A data agradece aos doadores que colaboram para manter os bancos de sangue ativos, bem como incentiva a prática regular da doação e a adesão de novos voluntários.

Apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendar um percentual ideal de doadores para um país entre 3,5% e 5% de sua população, esse indicador no Brasil não chega a 2%.

“A conscientização das pessoas é fundamental para que elas conheçam a importância, os critérios de doação, a periodicidade na qual podem doar, e, assim, os bancos de sangue mantenham estoques adequados de hemocomponentes”, reforça a profa. Ana Maria.

Tipagem sanguínea

A tipagem sanguínea é um procedimento rápido e indolor que identifica a qual grupo sanguíneo a pessoa pertence. Ter ciência do tipo sanguíneo é muito importante para o indivíduo no momento de doações de sangue, transfusões e outros atendimentos médicos.

Veja abaixo a compatibilidade de tipos sanguíneos para doação e recebimento do componente:

Tipo sanguíneo Recebe de Doa para
A+ A+ A- O+ O- A+ AB+
A- A- O- A+ A- AB+ AB-
B+ B+ B- O+ O- B+ AB+
B- B- O- B+ B- AB+ AB-
O+ O+ O- O+ A+ B+ AB+
O- O- Todos
AB+ Todos AB+
AB- A- B- O- AB- AB+ AB-

Como se tornar doador de sangue

Para doar sangue, é preciso se dirigir ao hemocentro mais próximo com um documento original com foto, realizar um cadastro, alguns exames de pré-triagem, entrevista de triagem e encaminhamento para a sala de coleta. É preciso, ainda, atender aos requisitos para doação, que podem variar um pouco conforme a localidade (consulte o hemocentro da sua cidade).

• Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos*;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter descansado (dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado: evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas depois de se alimentar para doar sangue;
  • Apresentar documento original com foto;
  • Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização;
  • Respeitar o intervalo entre doações: 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.

*Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade.

Na doação, coleta-se em média 450 ml de sangue, que o próprio organismo do doador começa a repor a partir de algumas horas após a doação, sem oferecer prejuízo para a saúde de quem doa sangue. Para isso, é importante balancear o volume hídrico do corpo com o reforço da alimentação antes e após a coleta.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.