(88)99216-3040

Curso de Medicina Veterinária da Unileão assume compromisso com a saúde e bem-estar dos animais

Estudantes do curso de Medicina Veterinária da Unileão realizam campanhas regulares para promoção de cuidados com os animais e vivenciam prática no 1º Hospital-Escola do Cariri.

17/12/2020 09:15 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) contribui para formar médicos veterinários comprometidos com a vida animal por meio da vivência prática no Hospital Veterinário, primeiro hospital-escola na região do Cariri cearense. Além de utilizar aprendizados em bem-estar animal nas atividades práticas, os alunos da graduação atuam na realização de campanhas regulares para promoção de cuidados com os animais.

O curso, que é pioneiro no Cariri, prepara os estudantes com responsabilidade social e humanização, mostrando que profissionalismo na área é muito mais que conhecimentos e técnicas, é zelar e proteger a vida de seres sencientes.

O curso de Medicina Veterinária da Unileão demonstra esse compromisso com:

  • Cãominhadas de conscientização sobre o abandono animal;
  • Campanhas de vacinação antirrábica;
  • Castração de cães e gatos de rua com apoio do Castramóvel;
  • Bazares beneficentes – Projeto Vida de Cachorro;
  • I Congresso Caririense de Medicina Veterinária;
  • Hospital Veterinário e Fazenda-Escola.

Ações que cuidam e protegem

O curso de Medicina Veterinária da Unileão promove diversas ações que buscam cuidar e proteger os animais da região. A Cãominhada é uma delas e teve sua segunda edição em 2019. Essa atividade realizada em parceria com o curso de Educação Física da Instituição busca estimular a adoção de animais carentes, bem como informar a população acerca da adoção consciente.

Para a coordenadora do curso, profa. Juliana Almeida, além de incentivar a adoção, é importante ensinar sobre responsabilidade com os animais, como evitar transmissão de doenças, assim como debater o sofrimento do animal.

Campanhas como vacinação antirrábica em parceria com secretarias de saúde e centros de zoonoses das cidades da região, bazar beneficente para arrecadação de ração para doação a ONGs e ações contra o abandono de animais são importantes aliadas no desenvolvimento da consciência coletiva da população caririense e, por isso, promovidas pela Unileão.

Outra ação que é motivo de orgulho para o curso é a parceria com o Castramóvel, promovendo a castração de cães e gatos de rua no Hospital Veterinário a fim de contribuir para o controle populacional de animais nas ruas, diminuindo uma das principais consequências do abandono.

Veja também: Seu pet jamais te abandonaria: por que abandoná-lo?

Congresso Caririense de Medicina Veterinária

O I Congresso Caririense de Medicina Veterinária foi promovido pelo curso de Medicina Veterinária com apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) e teve o objetivo de possibilitar trocas de saberes e experiências, com abordagens atualizadas de estudos científicos nos campos de ensino, cultura e extensão.

O evento foi realizado em 2019 com uma programação bem diversificada que contou com submissão de trabalhos, minicursos e palestras, além de abrir discussão sobre três temas muito importantes para a área pelo I Simpósio de Produção e Reprodução Animal, I Simpósio de Clínica e seus Avanços em Diagnóstico e Tratamento e I Simpósio em Ecologia e Animais Silvestres.

Hospital Veterinário e Fazenda-Escola da Unileão

Com pioneirismo na região, a Unileão investiu na construção de um Hospital Veterinário e de uma Fazenda-Escola para auxiliar nas atividades práticas do curso de Medicina Veterinária da Instituição e oferecer mais um espaço com serviços de qualidade para o benefício da população do Cariri.

Os espaços ofertarão serviços de qualidade com valores subsidiados pela Instituição e são importantes para a aprendizagem dos alunos, pois oferecem prática para as habilidades clínicas, permitindo a vivência da realidade da profissão no dia a dia e a capacitação dos estudantes no trabalho com inseminação artificial, melhoramento genético e de raça, produção de alimentos, indústria farmacêutica, entre outras áreas.

O Hospital Veterinário conta com salas de aula, salas de atendimento clínico, além de laboratórios de Patologia Clínica, Parasitologia, Microbiologia e Imunologia. Já a Fazenda-Escola, em fase final de construção, será utilizada para aulas práticas, criação e produção animal, contando ainda com a prestação de serviços de reprodução animal e consultoria na área de produção animal.

Conheça o Hospital Veterinário e a Fazenda-Escola da Unileão!

Medicina Veterinária na Unileão

Com uma formação sólida e humanizada, o curso de Medicina Veterinária da Unileão capacita os alunos para serem profissionais comprometidos em garantir a saúde e o bem-estar dos animais. A coordenadora da graduação, profa. Juliana Almeida, ressalta que o curso consegue formar profissionais com grande diferenciação no mercado devido a uma grande carga de prática, que passa mais segurança aos egressos.

O curso da Unileão conta com 10 semestres letivos, com duração de 5 anos. O aluno formado em Medicina Veterinária pela Unileão será um profissional habilitado para atuar com amplitude e competência nas áreas estabelecidas pela Lei Federal Nº 5.517, que dispõe sobre o exercício profissional de médicos veterinários:

  • Clínica e cirurgia veterinária;
  • Medicina Veterinária preventiva e saúde pública;
  • Zootecnia e produção animal;
  • Sanidade animal;
  • Tecnologia e inspeção de produtos de origem animal;
  • Economia, planejamento e administração agroindustrial e extensão rural.

O profissional também pode atuar na área de educação, por meio da docência, atividades de extensão, pesquisa, supervisão técnica e administrativa, direção e coordenação de cursos.

Ingresse em Medicina Veterinária na Unileão

Nota do ENEM

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, podem usar suas notas para ingressarem em Medicina Veterinária da Unileão em 2021 com bolsas de mérito acadêmico ilimitadas de até 100%. As inscrições para essa modalidade de seleção estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio deste link. O resultado é imediato, conforme prevê o edital.

Transferidos e graduados

É possível, ainda, ingressar em Medicina Veterinária em 2021 por meio do Processo Seletivo de Transferidos ou de Graduados e aproveitar condições especiais para a matrícula. No caso de transferência, os estudantes também podem levar seus contratos de FIES para a Unileão. Confira o edital neste link.

Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.


COMPARTILHE: