Atletas são homenageados neste 21 de dezembro

Data foi instituída no calendário brasileiro através do Decreto nº 51.165, de 8 de agosto de 1961.

21/12/2020 12:54 pm - Atualizado em 21/12/2020 15:26 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

A palavra atleta vem do grego e significa uma pessoa que pratica esportes ou que possui capacidade física acima da média, como força, resistência ou agilidade. É para homenagear as pessoas que se dedicam ao esporte é que o dia 21 de dezembro foi escolhido como o Dia do Atleta. A data foi instituída no calendário brasileiro através do Decreto nº 51.165, de 8 de agosto de 1961.

“Para que uma pessoa possa ser considerada atleta basta mais do que simplesmente apreciar, praticar esporadicamente ou ser bom numa certa modalidade esportiva”, afirma o professor Ricardo Lemos, docente dos cursos de Educação Física da Unileão.

Segundo o docente, atleta é aquele indivíduo que possui uma rotina atrelada ao esporte, geralmente performático ou de rendimento, estruturada com atividades planejadas por profissionais, com bons hábitos psicossociais e em constante trabalho de aperfeiçoamento de suas habilidades.

A importância das competições esportivas

As competições esportivas são oportunidades para o atleta referenciar seu planejamento, aplicar e avaliar o desempenho individual ou coletivo. Além disso, elas servem como vitrines para exposição de resultados e gestos especializados, bem como motivam os envolvidos a darem seu melhor e abrem portas para a apreciação das modalidades, incentivando novos praticantes a se envolverem de diversas formas com o mundo esportivo.

“As competições são o palco onde tudo acontece: onde as emoções afloram, onde os limites são ultrapassados e onde se pode compartilhar o amor pela modalidade que se pratica. Os eventos esportivos são um universo que nenhuma tela de TV ou celular poderia capturar, o que vemos é uma fração de toda a relação de esforço e trabalho em torno de uma paixão”, coloca o prof. Ricardo Lemos.

Papel dos profissionais de Educação Física na preparação de atletas

Os profissionais de Educação Física atendem e auxiliam os atletas em diversas necessidades, desde a formação esportiva ao desenvolvimento do corpo e habilidades técnicas necessárias para a prática escolhida.

“Para os profissionais de Educação Física, o esporte é um universo de possibilidades, pois este mercado oferece inúmeras possibilidades de atuação, como: gestão esportiva, treinamento esportivo, preparação física, composição de equipe técnica especializada, iniciação e desenvolvimento esportivo, esporte de alto rendimento, organização de eventos, marketing especializado, entre outros. Além disso, eles atuam diretamente na formação dos atletas enquanto seres humanos e sociais, a partir dos valores do esporte”, explica o docente da Unileão Ricardo Lemos.

De acordo com o professor, além de auxiliar nessas áreas, os profissionais de Educação Física atuam também na orientação e no gerenciamento de carreiras a nível de alto rendimento, organizando e possibilitando espaços para que os atletas apresentem seus talentos e habilidades, representem clubes, marcas e até suas nações.

Amor à primeira vista

Para Devydson Andrade, ex-jogador profissional de basquete e estudante de Educação Física da Unileão, o gosto pelos esportes começou desde cedo. Mas foi aos 14 anos, quando iniciou no basquete, que descobriu sua grande paixão. “Posso dizer que foi amor à primeira vista com o basquete. Sempre fui sonhador e queria me tornar um atleta profissional no esporte”, afirma o estudante.

O sonho se tornou realidade quando, aos 18 anos, Devydson passou a jogar pelo time Paraíso Basquete, de São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais. A partir daí o atleta passou a atuar em diversas competições regionais, estaduais e até mesmo nacionais, como a Copa Brasil, evento organizado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e o Campeonato brasileiro de basquete Sub 22, organizado pela Liga Nacional de Basquete (LDB).

Além de passar pelo Paraíso Basquete, Devydson também fez parte dos times Basquete Cearense (Fortaleza – CE), Clube Náutico Capibaribe (Recife – PE), Pequeninos RHEMA (Campina Grande – PB) e Extremos Basketball (João Pessoa – PB). Ele também fez parte da equipe técnica no Extremos Basketball, atuando como Auxiliar Técnico da equipe sub 22.

“O Basquete tem uma importância imensa em minha vida, pois esse esporte teve e tem uma contribuição enorme na minha formação enquanto pessoa. O esporte vai além de uma mera prática corporal, ele te prepara para saber lidar com as adversidades ao longo da vida. Por isso, eu acredito que o esporte transforma vidas, seja para seguir uma carreira dentro dele ou não”, comenta Devydson Andrade.

Segundo o atleta, as experiências que ganhou sendo jogador profissional de basquete tem reflexo direto em sua formação na Unileão.

“Minhas vivências com o Basquete me ajudam a querer ser um profissional de Educação Física melhor. Durante esse processo de formação eu busco trazer em mim o empenho e a dedicação que tinha quando estava nos clubes, treinando em busca de ser cada vez melhor”, finaliza o estudante da Unileão.

Devydson Andrade segue acreditando no esporte como contribuição direta para sua formação pessoal e profissional.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.