Professor, egressos e estudante do curso de Psicologia da Unileão publicam artigos em revistas científicas

Artigos produzidos no Estágio em Psicologia Clínica, sob orientação do prof. Marcus Cezar Belmino, abordam a compreensão da clínica gestáltica.

01/02/2021 18:17 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

As investigações desenvolvidas sob a orientação do prof. Marcus Cezar Belmino no Estágio em Psicologia Clínica do curso de Psicologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) neste período de pandemia renderam dois artigos que foram publicados recentemente em revistas científicas, ambos abordando a temática da Gestalt-Terapia.

“Esses trabalhos possuem extrema relevância para a compreensão da clínica gestáltica, contribuindo na teoria e prática de profissionais que atuam diretamente nesses contextos”, avalia o prof. Marcus Cezar Belmino.

De autoria da psicóloga e egressa Micheline da Cruz Costa Sena e da estudante de Psicologia da Unileão Kariciane Santos Teles, o artigo intitulado “A contribuição da Gestalt-Terapia na violência contra a mulher em tempos de pandemia da Covid-19” foi publicado na Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia.

O estudo investiga, a partir do olhar da Gestalt-Terapia, os impactos da pandemia nos índices de violência contra a mulher e busca apontar estratégias de intervenção nesse contexto.

Leia aqui o artigo completo!

“Espera-se que esse estudo consiga alcançar um maior número de pessoas, entre elas as mulheres. Além de contribuir para o meio social e acadêmico de forma relevante para que essa temática seja cada vez mais debatida”, afirma a estudante do 10º semestre de Psicologia da Unileão Kariciane Teles.

Já o artigo intitulado “Processo de luto no contexto da COVID-19 à luz da Gestalt-terapia: Estratégias possíveis de enfrentamento”, dos formandos Yáskara Lobo Cordeiro e Thalyson Bruno Marques Feitoza, foi publicado na revista virtual IGT na Rede.

O estudo procura mostrar, também à luz da Gestalt-Terapia, as estratégias de enfrentamento aos lutos que não podem ser completamente vividos devido à pandemia da covid-19.

Acesse aqui o artigo completo!

Sobre a Revista Interfaces

Fundada pela Copex da Unileão há 8 anos, a Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia visa contribuir para a ampliação e consolidação das Ciências no Brasil pela veiculação de resultados de pesquisas inéditas e de textos no país, viabilizando, assim, a difusão de conhecimentos nas diversas áreas do saber.

Desde o ano de 2019, a revista conta com a qualificação Qualis B4, se consolidando como um importante meio científico na região do Cariri e no Brasil.

Sobre a IGT na rede

A revista virtual IGT na Rede tem como objetivo ser um meio de comunicação no universo da Psicologia, facilitando o intercâmbio entre os profissionais da área e aproximando esses profissionais do público em geral.

Essa revista é de publicação semestral e trata de temas ligados ao desenvolvimento humano, em especial no que tange ao referencial gestáltico. Aborda as várias expressões filosóficas, teóricas e práticas da Gestalt-Terapia. Nela, o leitor pode encontrar artigos, monografias, resenhas e vídeos sobre o assunto.

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.