Data incentiva meninas e mulheres a seguirem carreiras na Ciência

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência foi estabelecido em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

11/02/2021 08:13 am - Atualizado em 11/02/2021 08:51 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), menos de 30% dos pesquisadores do mundo são mulheres. Para incentivar que mais meninas e mulheres enfrentem os preconceitos e sigam carreira no campo da pesquisa em áreas estratégicas para o desenvolvimento da humanidade, como Saúde e Tecnologia, que o dia 11 de fevereiro foi escolhido para celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

De acordo com a professora do curso de Enfermagem da Unileão Nadja França, as mulheres desempenham papéis fundamentais na sociedade, que vão muito além de ser mãe ou esposa, elas também têm plena capacidade para estudar, aprender e pesquisar. No entanto, a enfermeira ressalta que os incentivos recebidos pelas mulheres para atuar no campo científico nem sempre são iguais aos dos homens.

“Cada vez mais temos mulheres conquistando grandes cargos de um modo geral e isso não é diferente na ciência e pesquisa. Incentivarmos e apoiarmos essa participação faz com que a gente consiga ter um mundo mais igualitário nas questões de gênero”, afirma a profa. Nadja França.

Para a professora dos cursos de Saúde da Unileão Lindaiane Bezerra, embora a introdução das mulheres na área da pesquisa e no ensino universitário ainda seja muito recente em comparação aos homens, já se foi dado o “primeiro passo” para uma relação mais igualitária no campo da Ciência.

“O Século 21 com certeza é feminino e, assim como acontece em outros setores, as mulheres vêm se destacando no mundo acadêmico, sendo líderes de grandes centros de pesquisa no mundo. Então, é questão de tempo (a igualdade entre gêneros). Acredito muito nisso”, observa a docente.

Paixão pela pesquisa

A profa. Lindaiane Bezerra foi estudante do curso de Fisioterapia da Unileão, onde hoje ensina futuras gerações de profissionais da área. Ela afirma que a paixão pela pesquisa nasceu quando ainda era estudante de graduação e, ao final do curso, resolveu continuar nessa jornada, seguindo carreira acadêmica. A pesquisadora recentemente concluiu o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química Biológica da Universidade Regional do Cariri (URCA).

“Eu me apaixonei pela Fisioterapia na Unileão, paixão que devo aos meus professores da época, que hoje são meus colegas de trabalho. Sou muito grata a Deus por fazer parte desse time, dessa Instituição. Por isso, eu sempre digo aos meus alunos que não podemos desistir nem ficar parados, que devemos continuar sempre. Se a vida não ficar mais fácil, devemos tratar de ficar mais fortes”, completa a egressa e docente da Unileão.

Unileão incentiva a pesquisa e valoriza a Ciência

A Unileão entende que, assim como a educação, a Ciência e a pesquisa são fundamentais no desenvolvimento da nossa sociedade e na garantia de um mundo melhor para as futuras gerações. Por isso, busca fomentar o conhecimento científico por meio dos cursos da Instituição, de eventos, de projetos de pesquisa e da Revista Interfaces, de Qualis B4, produzida pela Coordenação de Pesquisa e Extensão (Copex).

“Os cursos da Unileão estão preparados para apoiar e incentivar as mulheres, tanto alunas quanto docentes, no âmbito da pesquisa. Temos muitas docentes mulheres e coordenadoras de cursos mulheres. A Enfermagem, em especial, já foi uma profissão vista como apenas para mulheres, mas hoje já vemos muitos homens atuando na área. Por que, então, mulheres não podem atuar em outras áreas, principalmente em áreas de pesquisa e da Ciência?”, questiona a profa. Nadja França.

O futuro da Saúde, segundo a docente, está nas mãos dos pesquisadores. Para isso, ela avalia que as mulheres precisam estar cada vez mais inseridas na pesquisa, na docência e na Ciência.

“A graduação já é um grande passo para qualquer pesquisador. Todos os cursos da Unileão já possibilitam a ocupação de cargos nas áreas da Ciência e da Tecnologia. O grupo de professores da Instituição se preocupa muito com a formação e o aperfeiçoamento dos seus alunos. Buscamos, constantemente, discutir isso com eles”, acrescenta a profa. Lindaiane Bezerra.

Ingresse na Unileão pelo Vestibular Digital 2021

O Vestibular Digital 2021 é um processo seletivo que garante mais comodidade e segurança aos candidatos, uma vez que é feito de maneira totalmente on-line e oferece a possibilidade dos estudantes realizarem suas provas logo após a inscrição ou em outro momento, desde que dentro do prazo das inscrições.

Inscreva-se no Vestibular Digital 2021!

O processo seletivo é gratuito e o resultado da seleção será divulgado em até 48 horas após a realização da prova, por meio de e-mail e ligação telefônica. Os candidatos aprovados garantirão condições especiais para a matrícula, além de bolsas de mérito acadêmico, concedidas conforme o desempenho dos estudantes, conforme prevê o edital.

Ingresse com a nota do Enem

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, podem usar suas notas para ingressarem na Unileão em 2021 com bolsas de mérito acadêmico ilimitadas de até 100%. As inscrições para essa modalidade de seleção estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio deste link. O resultado é imediato, conforme prevê o edital.

Transferidos e graduados

É possível, ainda, ingressar em 2021 por meio do Processo Seletivo de Transferidos ou de Graduados e aproveitar condições especiais para a matrícula. No caso de transferência, os estudantes também podem levar seus contratos de FIES para a Unileão, conforme as regras do programa de financiamento. Confira o edital neste link.