Data conscientiza a população sobre a importância da justiça social

19/02/2021 13:00 pm - Atualizado em 17/02/2021 09:40 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Milhões de pessoas em todo o mundo ainda lidam diariamente com a realidade da pobreza e de sua consequente exclusão social. Para conscientizar a população do planeta sobre a importância do desenvolvimento social, a Organização das Nações Unidas (ONU) marcou a data 20 de fevereiro como sendo o Dia Mundial da Justiça Social.

“A justiça social pode ser compreendida como a busca constante da igualdade de direitos e de um senso de solidariedade coletiva, onde o que se busca é a proteção dos mais vulneráveis economicamente e socialmente diante de fatores históricos ou de situações contemporâneas. Enquanto a Justiça tradicional é vista como algo imparcial, a justiça social é parcial, tem lado e abraça aqueles sujeitos muitas vezes esquecidos”, afirma o professor do curso de Direito da Unileão Francisco Carvalho.

Papel do Direito na busca pela justiça social

De acordo com o prof. Francisco Carvalho, o Direito é essencial no combate às desigualdades e na concretização da justiça social, uma vez que seus profissionais atuam amplamente na construção de legislações e políticas públicas concretas voltadas para a defesa e a valorização de grupos sociais marginalizados, que por questões diversas se encontram em situações de vulnerabilidade.

“O Brasil tem legislações e marcos legais voltados para a garantia e fomentação da justiça social. Podemos citar, como exemplo, a Lei n° 8.212/91, necessária para implantação e desenvolvimento das políticas de assistência social, além do Artigo 203 da Carta Constitucional, que garante assistência social para todos aqueles que dela necessitar, independente de contribuição”, completa o docente da Unileão.

Unileão incentiva o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária

A Unileão entende a importância da justiça social e incentiva o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Por meio do seu curso de Direito, a Instituição realiza ações de amparo jurídico para pessoas em situação de vulnerabilidade social na região do Cariri.

“O curso de Direito da Unileão é pioneiro na região do Cariri no apoio jurídico que fornece à comunidade hipossuficiente e em situação de vulnerabilidade social. Pelo Núcleo de Prática Jurídica, o curso fornece atendimentos gratuitos que garantem o acesso à Justiça para quem não tem condições de arcar com o custo de um advogado particular. Vale ressaltar que o NPJ da Unileão é referência no interior do Nordeste e conta com uma equipe de professores extremamente capacitados para auxiliar o aluno no aprendizado”, frisa o prof. Francisco Carvalho.

Sobre o NPJ da Unileão

O Núcleo de Prática Jurídica da Unileão busca cumprir com sua função social atendendo às principais demandas da sociedade e disponibilizando serviços gratuitos para a população. Por meio de diferentes mecanismos, o equipamento garante aos cidadãos o esclarecimento sobre seus direitos e formas de resolução de conflitos que priorizam o diálogo.

O espaço é um dos equipamentos responsáveis por oferecer estágio para os estudantes dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social da Instituição, que são devidamente supervisionados por professores experientes, defensores públicos e promotores de Justiça.

Ingresse no curso de Direito da Unileão pelo Vestibular Digital 2021

O Vestibular Digital 2021 é um processo seletivo que garante mais comodidade e segurança aos candidatos, uma vez que é feito de maneira totalmente on-line e oferece a possibilidade dos estudantes realizarem suas provas logo após a inscrição ou em outro momento, desde que dentro do prazo das inscrições.

Inscreva-se no Vestibular Digital 2021!

O processo seletivo é gratuito e o resultado da seleção será divulgado em até 48 horas após a realização da prova, por meio de e-mail e ligação telefônica. Os candidatos aprovados garantirão condições especiais para a matrícula, além de bolsas de mérito acadêmico, concedidas conforme o desempenho dos estudantes, conforme prevê o edital.

Ingresse com a nota do Enem

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, podem usar suas notas para ingressarem na Unileão em 2021 com bolsas de mérito acadêmico ilimitadas de até 100%. As inscrições para essa modalidade de seleção estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio deste link. O resultado é imediato, conforme prevê o edital.

Transferidos e graduados

É possível, ainda, ingressar em 2021 por meio do Processo Seletivo de Transferidos ou de Graduados e aproveitar condições especiais para a matrícula. No caso de transferência, os estudantes também podem levar seus contratos de FIES para a Unileão, conforme as regras do programa de financiamento. Confira o edital neste link.

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.