Primeira dissertação defendida no Mestrado da Unileão narra trajetória de mulheres negras na docência do Ensino Superior

Pesquisa foi realizada pela mestra Yohana Maria Monteiro Augusto de Alencar, sob a orientação do prof. Dr. Miguel Melo Ifadireó.

17/03/2021 07:56 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Implantado em abril de 2019, o Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) teve a defesa da primeira dissertação do programa apresentada no mês de fevereiro. Intitulado “Racismo, Identidade e Formação Profissional: Trajetórias de Vida de Mulheres Negras na Docência do Ensino Superior”, o trabalho foi elaborado pela mestra Yohana Maria Monteiro Augusto de Alencar, sob a orientação do prof. Dr. Miguel Melo Ifadireó, docente da Unileão.

“A principal sensação que tenho nesse momento é a de dever cumprido. Não foi fácil em alguns momentos, mas tive o apoio do meu orientador, prof. Miguel Ângelo, em todo o percurso. Me sinto feliz em ter sido a primeira estudante a defender a dissertação, algo que ficará marcado, pois a primeira pesquisadora formada pelo programa de Mestrado da Unileão é uma mulher negra”, afirma Yohana Alencar.

Segundo a egressa do Mestrado, a dissertação reforça a invisibilidade de mulheres negras ocupando cargos de docentes nas Instituições de Ensino Superior (IES). O estudo apresenta dados que destacam o baixo número de mulheres negras ocupando essa posição, inclusive na região do Cariri, principalmente nas IES privadas.

“A partir da minha pesquisa, consegui não só apresentar esses dados, mas dar vozes a essas mulheres, que sofreram diversas dificuldades em suas trajetórias e que por muitas vezes foram silenciadas por causa do racismo. O mestrado me instigou, então, ainda mais para o campo da pesquisa e a pensar de forma mais crítica. Só tenho a agradecer por todo o ensino e apoio que recebi durante o curso”, observa Yohana Alencar.

Para o prof. Dr. Miguel Melo Ifadireó, orientador da dissertação, o trabalho é motivo de orgulho para toda a Unileão, pois é resultado de um esforço conjunto de membros da Instituição.

“Agradeço à Reitoria, ao Comitê Pedagógico, à Coordenação do Programa, aos docentes do Colegiado e aos discentes do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Unileão. A responsabilidade da primeira defesa é reflexo de um trabalho de equipe contínuo”, frisa o prof. Miguel Melo.

Sobre o Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Unileão

O objetivo do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Unileão é formar profissionais com conhecimento multidisciplinar nas diversas áreas e subáreas das Ciências da Saúde e do Ensino, os capacitando para as atividades profissionais no mercado de trabalho e na docência, para o desenvolvimento e aplicação de produtos e processos educacionais e para a pesquisa aplicada ao Ensino em Saúde.

Dessa forma, a pós-graduação qualifica a prática profissional de trabalhadores vinculados às redes de atenção à saúde em todos os níveis de atenção, com ênfase na incorporação de novos produtos e processos educacionais e de metodologias de ensino no ambiente de trabalho.