Unileão enaltece a importância da Medicina Veterinária para a saúde animal, humana e ambiental neste 24 de abril

Dia Mundial da Medicina Veterinária foi estabelecido no ano de 2000 pela Associação Mundial de Veterinária com o intuito de promover as pautas da área no mundo inteiro.

23/04/2021 16:52 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os médicos veterinários atuam diretamente na proteção e tratamento dos animais. Para promover a importância desses profissionais não somente nesse contexto, mas também em relação à saúde dos seres humanos e no equilíbrio ambiental, que o último sábado de abril foi escolhido para celebrar o Dia Mundial da Medicina Veterinária. Em 2021, a data é comemorada neste sábado (24).

Médicos veterinários colaboram na garantia da saúde única

Os médicos veterinários são profissionais de extrema importância para a garantia da chamada saúde única, que é formada pelos pilares da saúde ambiental, animal e humana. Isso porque, além de atuarem no tratamento de animais de pequeno e grande porte, eles garantem que os alimentos de origem animal, como ovos, leite, carne, mel e derivados cheguem até a casa do consumidor com qualidade e segurança, sem esquecer da garantia do bem-estar animal no processo produtivo. Além disso, eles garantem a saúde e o bem-estar dos animais de companhia, dos animais selvagens, em cativeiro ou em vida livre, e dos animais de laboratório.

Unileão é comprometida com o bem-estar animal

O curso de Medicina Veterinária da Unileão contribui para formar médicos veterinários comprometidos com a vida animal por meio da vivência prática no Hospital Veterinário, primeiro na região do Cariri cearense. Além de utilizar aprendizados em bem-estar animal nas atividades práticas, os alunos da graduação atuam na realização de campanhas regulares para promoção de cuidados com os animais.

O curso, que é pioneiro no Cariri, prepara os estudantes com responsabilidade social e humanização, mostrando que profissionalismo na área é muito mais que conhecimentos e técnicas, mas também se trata de zelar e proteger a vida de seres sencientes.

Hospital Veterinário e Fazenda-Escola da Unileão

O Hospital Veterinário da Unileão é um equipamento pioneiro na região do Cariri que foi construído para o reforço na aprendizagem dos alunos do curso de Medicina Veterinária da Instituição. A estrutura conta com salas de aula, salas de atendimento clínico, além de laboratórios de Patologia Clínica, Parasitologia, Microbiologia e Imunologia.

Além do Hospital Veterinário, os estudantes do curso contam com a Fazenda-Escola, que é utilizada para aulas práticas, criação e produção animal, contando ainda com a prestação de serviços de reprodução animal e consultoria na área de produção animal.

Nesses espaços, os estudantes desenvolvem habilidades clínicas, têm a vivência da realidade da profissão no dia a dia e são capacitados para o trabalho com inseminação artificial, melhoramento genético e de raça, produção de alimentos, indústria farmacêutica, entre outras áreas.

Sobre o Dia Mundial da Medicina Veterinária

O Dia Mundial da Medicina Veterinária foi estabelecido no ano de 2000 pela Associação Mundial de Veterinária (World Veterinary Association – WVA), com o intuito de promover as pautas da área no mundo inteiro.

Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.