Representantes de instituições assinam termo de cooperação técnica e oficializam o programa Cariri Solidário

Solenidade contou com representantes dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha e da Unileão.

27/04/2021 07:36 am - Atualizado em 27/04/2021 08:15 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Na manhã desta segunda-feira (26), no campus Lagoa Seca do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), ocorreu a solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica do programa Cariri Solidário. A ocasião reuniu representantes dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha e da Unileão, entidades idealizadoras da iniciativa.

“As prefeituras catalogaram 1.300 famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e que não sabem o que vão comer. Nós, da Unileão, queremos fazer um trabalho sério. Então, além de igualarmos as doações das prefeituras, garantindo que essas pessoas terão o que comer, nós vamos trabalhar junto com as prefeituras para garantir que essas pessoas encontrem emprego, a independência financeira, dando consultoria e acompanhamento”, afirmou o reitor da Unileão, prof. Jaime Romero.

Conheça o programa Cariri Solidário!

Juazeiro do Norte

Segundo o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, que esteve presente na cerimônia junto com a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho do município, Zuneide Parente, é preciso direcionar um olhar assistencial para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade.

“Juazeiro do Norte é uma cidade que vive do seu comércio informal, principalmente nos períodos de romarias. Imagine como está a situação das famílias que não estão tendo como montar as suas banquinhas de bombons, suas banquinhas de artesanato, isso já com mais de um ano. Como estão vivendo? Como estão conseguindo se virar para se sustentar?”, refletiu o prefeito durante sua fala, que também enalteceu o programa como uma forma de contribuir com a redução dos efeitos negativos da pandemia na cidade.

Missão Velha

Para a prefeita de Missão Velha, Inácia Arrais de Alencar Silva, a Dona Nazinha, o Cariri Solidário representa esperança de dias melhores para a nossa sociedade. “Esse projeto vem para amenizar a situação que nos encontramos nesse momento de pandemia. Missão Velha se sente honrada em participar dessa ação e nós esperamos que esse trabalho leve paz, esperança e prosperidade não somente para os moradores do nosso município, mas para todas as famílias beneficiadas”, disse a prefeita, que esteve acompanhada da secretária de Assistência Social de Missão Velha, Maria Dalva Ribeiro.

Crato

Para o vice-prefeito do Crato, André Barreto, que representou o prefeito José Ailton Brasil na solenidade ao lado da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social da cidade, Ticiana Ferreira, a parceria entre os setores público e privado são essenciais para a superação de momentos desafiadores como o atual.

“Tem muitas pessoas que, além de contaminadas pelo vírus, ou sofrendo com distúrbios psíquicos, como ansiedade e depressão, também estão lutando contra a fome. Nesse momento, onde as prefeituras estão sobrecarregadas e a economia enfrenta uma fase difícil, é muito importante a união de toda a sociedade para o combate às desigualdades”, observou o vice-prefeito do Crato.

Barbalha

O prefeito do município de Barbalha, Guilherme Saraiva, que esteve acompanhado do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do município, Sandoval Barreto, foi outro participante da cerimônia a enaltecer a parceria entre a iniciativa pública e privada.

“O poder público não tem condições de abraçar tudo sozinho. Não existe, muitas vezes, a capacidade financeira, mas também a expertise da iniciativa privada para acrescentar qualidade, suporte técnico. É muito importante essa parceria entre os setores, onde quem ganha é o município, a população”, avaliou Guilherme Saraiva.

Prefeito de Barbalha visita estruturas do campus Lagoa Seca da Unileão

Além de participar da solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica do programa Cariri Solidário, o prefeito do município de Barbalha também conheceu algumas estruturas do campus Lagoa Seca da Unileão, como as clínicas-escola de Odontologia, Fisioterapia e Psicologia, o Laboratório-Escola de Biomedicina, o Hospital Veterinário e a Fazenda-Escola.

Na oportunidade, Guilherme Saraiva pôde ver de perto a qualidade da estrutura e serviços ofertados pela Instituição, tendo demonstrado interesse em avaliar possíveis parcerias envolvendo os atendimentos nos locais visitados.