Unileão enaltece Ciência e Pesquisa neste dia 8 de julho

Instituição valoriza e incentiva a pesquisa científica como um dos pilares para a construção do conhecimento.

01/07/2021 08:35 am - Atualizado em 06/07/2021 17:28 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico é celebrado nesta quinta-feira (8). A data busca chamar a atenção da população para a importância das atividades científicas, que são incentivadas e valorizadas pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão).

Para a Instituição, a pesquisa científica é tida como um dos pilares na construção do conhecimento, devendo ser estimulada continuamente no ambiente acadêmico, o que resulta em um espaço educacional favorável à criação de novos produtos científicos.

Por todo o incentivo institucional, a produção de conhecimento de estudantes, egressos e professores da Unileão está constantemente sendo destaque em eventos e revistas científicas nacionais e internacionais.

Desenvolvimento da humanidade frente aos desafios

A pesquisa e a ciência são fundamentais para o desenvolvimento da humanidade. Com a pandemia da covid-19, isso ficou ainda mais evidente, sendo os pesquisadores figuras essenciais para a solução contra o vírus por meio do desenvolvimento de vacinas.

Pesquisa na Unileão

A iniciação científica representa mais uma opção de carreira e oferece muitas vantagens para os futuros profissionais, independentemente da área de atuação. Diante disso, a Unileão proporciona aos alunos da Instituição a oportunidade de aprofundarem seus estudos e pesquisas em diversos ramos, de modo a contribuir com a formação estudantil e com o crescimento pessoal e profissional dos acadêmicos.

Além disso, o primeiro e maior centro universitário do Cariri promove a integração entre ciência e sociedade por meio de diversos eventos e publicações que divulgam o saber científico em vários campos do conhecimento para alunos, professores e pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais.

Mais que atividades em sala de aula, a Unileão oferece diversos projetos e programas de pesquisa por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (Copex), setor que tem como principal finalidade fortalecer a política de estímulo à pesquisa, monitoria e extensão na Instituição, desenvolvendo ações que vão desde a concessão de bolsas de Iniciação Científica até cursos e capacitações para instigar o desenvolvimento científico e tecnológico entre a comunidade acadêmica.

A Copex contribui, ainda, para o surgimento e fortalecimento de grupos de pesquisa e de estudo, além de ligas acadêmicas, que permitem a articulação interdisciplinar entre todos os cursos da Unileão, sempre com o objetivo de enriquecer a experiência acadêmica e de vida dos estudantes.

Medicina Veterinária incentiva pesquisa desde o primeiro semestre

No curso de Medicina Veterinária da Unileão, por exemplo, a pesquisa é incentivada desde o primeiro semestre, com a publicação de trabalhos científicos em periódicos nacionais e internacionais, eventos e mostras científicas dentro de algumas disciplinas.

“Falar da importância da pesquisa e de novas descobertas na Medicina Veterinária é falar da importância da saúde única mundial. Além de pesquisas envolvendo produção e clínica, os profissionais da área têm se destacado em pesquisas que envolvem o controle de doenças de caráter zoonótico e principalmente no combate à covid-19”, afirma a professora do curso de Medicina Veterinária da Unileão Cláudia Villaça.

Estudantes de Biomedicina têm contato com a pesquisa desde o início da graduação

Os estudantes do curso de Biomedicina da Unileão também têm o primeiro contato com a pesquisa logo no começo da graduação, por meio das disciplinas de Metodologia Científica e Fundamentos da Biomedicina.

“Além de quase todas as disciplinas do curso incentivarem a pesquisa, temos ainda ligas acadêmicas, projetos de extensão e projetos de iniciação científica. Mesmo fora de um projeto mais amplo, os alunos buscam constantemente os professores para orientá-los em pesquisas”, aponta a professora do curso de Biomedicina da Unileão Raíra Justino.

Revista Interfaces

Visando contribuir para a ampliação e consolidação das Ciências no Brasil por meio da veiculação de resultados de pesquisas inéditas e de textos acadêmicos nas diversas áreas de conhecimento, a Unileão conta, também, com a Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia. Considerado um importante meio científico na região do Cariri e no país, o periódico é avaliado com o Qualis B4.

Ingresse na Unileão em 2021.2

A Unileão disponibiliza diversos processos seletivos para aqueles que desejam buscar o sucesso por meio de uma carreira profissional construída com suporte de uma educação de qualidade. O processo seletivo de Transferidos ou Graduados 2021.2 oferece condições especiais durante todo o curso. Também é possível ingressar na Instituição utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e ainda concorrer a bolsas de estudo de até 100% e ilimitadas.